Região de Marrocos procura oportunidades de investimento em Viseu

Uma delegação da região de Souss Massa visitou a cidade-região e conheceu as dinâmicas de desenvolvimento e os principais agentes económicos de Viseu.

Nos semana passada esteve em Viseu uma delegação marroquina, da região de Souss Massa, em busca de oportunidades de expansão e de investimento. Tomando como ponto de partida as ações em curso no âmbito das smart cities, e como a cidade as está a implementar, os contatos estabelecidos permitiram lançar as bases para futuras cooperações entre entidades das duas regiões.

O crescimento de Viseu enquanto cidade exemplo na área das smart cities mobilizou a visita do grupo, uma vez que quer dar o mesmo salto na sua região que vê na agricultura e no turismo a sua principal fonte de rendimento.

Em Viseu estiveram Abdeljabar Kastalani, Vice Presidente da Região de Souss Massa, Karim Achengli, Presidente da Câmara de Comércio de Indústria e Serviços de Sous Massa, Khali Nazih, Diretor do Centro Regional de Investimento da Região dê Souss Massa, e Ahmed Baroudi, Diretor Geral da Sociedade de Investimentos energéticos de Marrocos. Durante as visitas realizadas na cidade e fruto dos contatos com empresas, mostraram-se muito interessados não só no potencial de investimento na cidade região, como também nas possibilidades identificadas de participação de empresas e instituições de Viseu em projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos não apenas em Agadir, como em toda a Região de Souss Massa.

No segundo dia da visita participaram num seminário co-organizado pela AIRV, no âmbito do Viseu Investe, onde puderam dar a conhecer aos empresários viseenses a estrutura e as oportunidades empresariais da sua região.

A região de Viseu e Souss Massa partilham várias características nomeadamente na aposta que ambas estão a fazer no robustecimento e atração  do empreendedorismo tecnológico. Uma e outra valorizam o crescimento mantendo as bases da economia tradicional.

Almeida Henriques, Presidente da Câmara da Viseu, teve a oportunidade de acompanhar a delegação em alguns momentos da visita e, no seminário promovido pela AIRV, lembrou aos participantes que esta “é uma via de aproximação e abertura a outros mercados oportunidades de investimento. A cidade de Agadir pode ser a nossa porta de entrada no mercado marroquino, e assumir-se como uma plataforma muito favorável para a expansão das nossas empresas no norte de África.”

No final da visita ficou o convite das entidades Marroquinas para o aprofundamento dos laços de cooperação institucional com o Município de Viseu e de promoção de oportunidades de investimento para as empresas da nossa região que será concretizado com um novo encontro, em Agadir, numa missão que envolverá as principais instituições e empresas de Viseu.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies