“Os Melhores Vinhos do Dão Engarrafados” registou 141 vinhos a concurso

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão) realizou, pelo nono ano consecutivo, o Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão Engarrafados”.

São os melhores vinhos do Dão, que foram reconhecidos com os prémios “O Melhor Vinho a Concurso”, Platina, Ouro e Prata. Ano após ano, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão) distingue o que de melhor se produz na região e 2018 não é exceção. A Gala de entrega de prémios do Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão Engarrafados” realiza-se no dia 13 de Julho, a partir das 19h00, no Solar do Vinho do Dão.

Gala “Os Melhores do Dão” 2018 | Programa:

19h00 | Dão de Honra 20h00 | Jantar 21h30 | Entrega de prémios 22h45 | Espetáculo de encerramento

Esta iniciativa é uma oportunidade da CVR do Dão premiar os produtores e atribuir mérito ao trabalho desenvolvido. Por outro lado, nas palavras do Presidente da Comissão, Arlindo Cunha, é também uma forma de estimular a produção de vinhos de qualidade e valorizar o nível técnico e comercial dos vinhos da Região. É também um objetivo distinguir e dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos na Região Demarcada. “Esta Gala é mais uma oportunidade de premiar a crescente qualidade e empenho dos produtores de vinho nesta Região. O caráter e a elegância são as características que melhor descrevem os nossos vinhos, que se apresentam ainda muito frescos e minerais, com um grande potencial de envelhecimento”, enaltece Arlindo Cunha.

Este ano, o Concurso realizou-se no passado dia 2 de julho, no Salão Nobre do Solar do Vinho do Dão, tendo sido presidido por Beatriz Machado, Diretora de Vinhos da The Fladgate Partnership e que contou com um júri de especialistas nacionais uma forte componente ibérica e eclética. Aos representantes das Câmaras de Provadores das diversas CVR’s do país, associaram-se enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades ligadas ao vinho, totalizando 35 jurados.

Neste Concurso, foram avaliadas 141 amostras de vinhos DOP Dão, provenientes de 43 produtores inscritos. As amostras foram agrupadas nas seguintes categorias: Vinhos brancos; Vinhos tintos; Vinhos rosados; Vinhos de castas (monovarietais); Espumantes naturais (brancos, tintos e rosados).

Sobre o Vinho do Dão…

A Região Demarcada do Dão

  1. Área de vinha:18 000 ha 2. Área de vinha certificada:10 500 ha 3. Produção média: 35 milhões de litros 4. % de vinho certificado (DOP Dão + IGP Terras do Dão): 40% certificados 5. Produtores: 17 000

A Carta de Lei de 18 de setembro de 1908, estabelece formalmente a Região Demarcada do Dão. O regulamento para a produção e comercialização dos vinhos aí produzidos surge dois anos volvidos, com o Decreto regulamentador de 25 de Maio de 1910. Desta forma, o Dão tornou-se a primeira região de vinhos não licorosos a ser demarcada e regulamentada no nosso País.

A CVR do Dão tem como missão, o controlo da produção e do comércio, a certificação, a disciplina e a promoção dos produtos vitivinícolas, com direito a DOP Dão e a IGP Terras do Dão em conformidade com a Lei.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies