Piscina biológica da Casa das Palmeiras (Gandufe) : Um paraíso dentro do paraíso …

  As piscinas biológicas ou ecológicas podem ser descritas como um sistema no qual não são utilizados cloro ou outros produtos químicos para o tratamento de sua água. De uma forma  natural e sustentável, as plantas aquáticas substituem os filtros e químicos habitualmente associados à limpeza das piscinas convencionais. 

As plantas garantem a limpeza e a manutenção da própria piscina biológica, através da libertação de oxigénio que caracteriza o processo de fotossíntese. Algumas das plantas aquáticas utilizadas para a filtragem da água são as Nenúfares (caso da Casa das Palmeiras) ou Ninféias. O papel dos nenúfares é sobretudo ornamental, mas ajudam também no ensombramento e incorporação de nutrientes na biomassa. Assim, as folhas murchas apanhadas podem servir como fertilizante (mulch) na horta. Tirar esta biomassa com regularidade (em vez de deixar decomposta na água) ajuda de manter a qualidade de água . Convém fazer uma vez por semana no verão, a partir do flutuadores (usando um recipiente de plástico que flutua).

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies