Mangualde.“Livros Sobre Rodas” apresenta o Livro “O Mundo de Carolina”

A Biblioteca Municipal de Mangualde respondeu ao desafio do núcleo Pais-em-Rede de Mangualde trabalhando, a par com o projeto “Livros Sobre Rodas”, o tema da diferença através do livro “O Mundo de Carolina”. Da autoria de Teolinda Gersão e Carolina Arbués Moreira, este livro conta a história de uma menina invisual.

Depois de ouvirem a história, as crianças são convidadas a vendar os olhos e entrarem num mundo sensorial onde o tato, o olfacto, o palato e a audição substituem a visão. O objetivo é sensibilizar as crianças para a diferença.

“O MUNDO DE CAROLINA”

“Olá, sou a Carolina! Tenho treze anos. Esta é a minha irmã Joana. E esta é a minha mãe. Toco no ombro delas e no teu, para te dizer isso.” Assim começa O Mundo de Carolina. Mais adiante, há-de ficar registado: “Eu não vejo nem ouço. Mas percebo tudo” (pág. 3).

Teolinda Gersão escreve, pela voz da menina: “A minha mãe percebe tudo o que eu digo, porque eu tenho língua e falo, só que não são palavras. Mas ela entende tudo, mesmo sem palavras. E aprendeu todos os gestos para tocar em mim e falar comigo, os mesmos gestos que eu aprendi na escola. Sabes que ela me adoptou, quando eu era pequena? Sou filha do seu coração.”

PROJETO “LIVROS SOBRE RODAS”

O projeto itinerante “Livros Sobre Rodas” é um projeto de promoção da leitura dirigido às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho. É desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal desde alguns anos a esta parte e carateriza-se pela itinerância de contos e livros por Mangualde e pela visita programada de todas as crianças do concelho à Biblioteca Municipal.

O objetivo é iniciar a sua formação enquanto leitores e utilizadores destes serviços e promover o livro e a leitura, no âmbito de uma perspetiva lúdica, junto de todas as crianças, contribuindo assim para o seu crescimento enquanto leitores e cidadãos com níveis satisfatórios de literacia. O projeto é anual, sempre renovado, e acompanha o ciclo de cada ano letivo.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies