Município de Viseu melhora a sua situação económica e patrimonial e lança novos investimentos nas freguesias

Foram hoje aprovadas as contas consolidadas do Município de Viseu, cujo perímetro incluí além da Câmara Municipal, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu, pela Habisolvis, pelo Viseu Novo SRU, pela Viseu Marca e, ainda, pela ViseuPolis.

O balanço consolidado do Grupo Municipal, no ano de 2017, apresenta um total de ativo líquido superior a 412 milhões de euros. À semelhança do ocorrido em exercícios anteriores, o ativo volta a ser essencialmente constituído por imobilizado, que ao alcançar os 351 milhões de euros traduziu 85% do balanço.

Em comparação com o ano de 2016, o ativo registou um crescimento de sensivelmente 11 milhões de euros,

No que respeita aos fundos próprios e ao passivo consolidado, registou-se um incremento de 15,1 milhões de euros nos fundos próprios e uma diminuição do passivo no montante de 4,2 milhões de euros.

O Município de Viseu e o SMAS foram as empresas que mais contribuíram para o lucro consolidado do Grupo, sendo por isso as que somaram um peso mais elevado na estrutura dos proveitos e ganhos e dos custos e perdas, representando 99% e 97%, respetivamente.

A prestação de contas consolidadas do Grupo Municipal demonstra uma vez mais resultados positivos, traduzidos num aumento do ativo e do património líquido consolidado, reflexo da estabilidade e robustez que caraterizam a situação económica e financeira do Grupo.

Na reunião que juntou o Executivo Municipal adjudicou-se ainda obras importantes para a qualidade de vida dos viseenses. Além da adjudicação da obra do interface do Hospital de Viseu, de cerca de 320 mil euros, foi também aprovado  a celebração do contrato que permitirá a execução da obra de remodelação das Redes de Água, Esgotos e Águas Pluviais na rua Nova de Jugueiros, no valor de 180 mil euros.

Os investimentos nas freguesias foram robustecidos com a aprovação do protocolo de delegação de competências para a 3ª e 4ª fases de requalificação da Ruas das Pedrinhas, Rua da Travessa Nª Srª do Castro e adjacentes em Pascoal, que representa um investimento municipal superior a 91 mil euros. Novo investimento foi igualmente aprovado para a Freguesia de São Pedro France que terá requalificada a Rua da Eira e a Rua Nova em Casal de Esporão, numa intervenção que ultrapassará os 80 mil euros.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies