Ruínas Romanas da Raposeira visitada por mais de 100 pessoas

Desde o início do corrente ano que mais de uma centena de pessoas já efetuaram visita guiada e orientada, pelos arqueólogos do Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural da Câmara Municipal de Mangualde, às Ruínas Romanas da Raposeira. A somar a este número acresce os cerca de 15 beneficiários do Rendimento Social de Inserção que efetuaram a sua visita ontem, dia 6 de junho.

Foi efetuado o contexto histórico da época romana e a interpretação daquelas ruínas arqueológicas, entendidas hoje como uma estalagem de apoio aos funcionários da administração pública do Império, ao grupo de visitantes.

Esta visita inseriu-se no programa de visitas orientadas ao Património Cultural do concelho, promovidas pela Câmara Municipal de Mangualde, através do Gabinete do Património Cultural. Outras visitas de igual natureza estão já agendadas a outros sítios patrimoniais, envolvendo outros grupos de visitantes.

RUÍNAS ROMANAS DA RAPOSEIRA

As Ruínas Romanas da Raposeira constituem-se como o bem patrimonial de época romana de maior relevo no concelho de Mangualde. Descobertas e escavadas pela primeira vez em 1889, voltaram a ser escavadas cerca de 100 anos depois. Alvo de intervenção de conservação e restauro, no ano de 2013, o sítio arqueológico é hoje entendido pelos arqueólogos como sendo uma mansio, ou seja uma estalagem.  Está classificado como Sítio de Interesse Público e encontra-se visitável ao público.

Coordenadas geográficas: 40°36’39.48″N   7°45’8.79″W

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies