Bombeiros de Cabanas de Viriato.VII Mega Cabidela marcada por várias iniciativas

A VII Mega Cabidela promovida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato , levada efeito no domingo, 3 de Junho, destacou-se pela oportunidade das formalidades especiais guardadas para esse dia.


À margem daquele convívio, um pouco antes do seu início, pelas 12h30, na parada do quartel, a Direcção e o Comando realizaram uma cerimónia com agradecimentos à Sociedade Franco Portuguesa de Capacetes (SFPC), à Câmara Municipal de Carregal do Sal e aos amigos da América, incluindo também a entrega de divisas da promoção de bombeiros e a bênção de um veículo plataforma e de equipamentos de protecção individual.
Filipa Rodrigues, bombeira de 1ª classe, dinamizadora da JuveBombeiro desta corporação, conduziu a cerimónia. Começou com o agradecimento à empresa SFPC, sediada concelho de Carregal do Sal, ali representada pelo seu director geral, Remo Ventura, em reconhecimento à oferta de três fardas de combate a incêndios urbanos e industriais (Nomex), compostas por capacetes, casaco, calça e protector de pescoço. Foi presenteado com a miniatura de um capacete de bombeiro em miniatura.

This slideshow requires JavaScript.


Nessa altura, acedendo a convite para o efeito, Remo Ventura procedeu à imposição das divisas de bombeiro de 3.ª classe a Maria Melo e a Martinho Cunha, promovidos a essa categoria por terem concluído o respectivo processo de formação.
A EDP ofereceu a esta associação uma viatura ligeira com plataforma elevatória, entregue no passado mês de Março, tendo muito contribuído para essa oferta Júlio Bastos, uma pessoa Amiga dos Bombeiros de Cabanas de Viriato. O reconhecimento desse contributo foi-lhe feito agora naquela cerimónia.
Representada por Rogério Abrantes e José Baptista, presidente e vice-presidente, respectivamente, a Câmara Municipal de Carregal do Sal colheu ali também agradecimentos pelo apoio concedido a esta associação. Foi aproveitada a oportunidade para se manifestar ao presidente da autarquia a esperança de que a EIP desta corporação seja uma realidade.
Apanhado de surpresa, estando presente para o convívio da mega cabidela, o casal Fernando e Júlia Ribeiro, de Travanca de São Tomé, foi alvo de agradecimento pelo trabalho desenvolvido por um grupo de amigos nos EUA, em 2013, na angariação de fundos para aquisição do primeiro EPI florestal para os bombeiros de Cabanas de Viriato.
Este Ano com o donativo de 9000 Dólares dos Amigos da América: Jorge Abreu, Fernando Albuquerque, Vítor Castanheira ,Flávio Correia e Jose Russo resultado da Festa que todos os Anos realizam, a associação adquiriu mais cinco equipamentos de proteção individual (EPI) para combate a incêndios florestais, quatro aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto (ARICA), um rádio de banda aeronáutica e uma escada de ganchos
Tanto a viatura ligeira com plataforma elevatória (VP16), agora já pintada e identificada com o emblema da associação, como o equipamento adquirido com o donativo angariado nos EUA, foram depois benzidos pelo pároco Carlos Sousa, após a prece do respectivo ritual respeitante à utilidade do equipamento e à segurança da condução da viatura.
Eram 13h30 quando as duas centenas de participantes no convívio tomaram lugar às mesas onde a cabidela de galo foi servida como prato principal do almoço, cuja ementa incluiu ainda canja de galinha e sobremesa de fruta e doçaria.
Além do presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal, tomaram lugar na mesa das individualidades, Nuno Seabra, presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, os comandantes dos Bombeiros Voluntários de Figueira da Foz (João Moreira), Santa Comba Dão (Hélder Marques), Canas de Senhorim (Hugo Ramos), Armamar (Nuno Fonseca) e Cabanas de Viriato (Fernando Campos), alguns acompanhados de familiares, e também Paula Ramos, 2.º Comandante Distrital de Aveiro, e João Coelho, antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas.
O apreço pela confecção da cabidela foi geral, saindo o cozinheiro Eduardo Nunes e todos os seus ajudantes merecedores do elogio e dos agradecimentos feitos por Filipa Rodrigues em nome da Direcção, cujo presidente, José Pereira Dias, esteve ausente por motivos de saúde, por isso, ali representado por João Sousa, vice-presidente. Foi também dirigido agradecimento à Pastelaria Flor de cabanas pela oferta de algumas sobremesas e do pão durante a época de ECINS para o pessoal de serviço.

Fonte : BV de Cabanas de Viriato

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies