Nelas.“A Mítica Figura de D. Lopo da Cunha” em Recriação História e Autarquia assinala o Dia da Criança

Decorreu mais uma edição da Recriação Histórica de Santar, este ano “A Mítica Figura de D. Lopo da Cunha” foi o tema central de um fim de semana pleno de história e estórias em torno de um dos mais conhecidos santarenses. Este evento organizado pela “Associação Cultural e Informativa os Amigos de Santar” contou com o apoio do Município de Nelas e da União das Freguesias de Santar e Moreira.

Iniciou-se com uma visita guiada denominada “Viagem ao Tempo de D. Lopo” emque cerca de uma centena de pessoas percorreram locais emblemáticos e históricos da Vila de Santar, nomeadamente o Paço dos Cunhas (residência de D. Lopo) , a Igreja da Misericórdia (fundada por D. Lopo), a estrada romana, a Igreja Matriz (fundações medievais), a Fonte da Torre (no Largo onde existiu uma Torre Medieval) e  a Casa Fidalgas com os seus belos jardins, tudo isto locais que D. Lopo certamente conhecia e percorreu também.

No Largo do Paço a representação esteve a cargo do Teatro Hábitos, num espetáculo repartido pelos dois dias que maravilhou os presentes com o seu dinamismo performativo, apoiado pelo Grupo de Bombos do Paço e pela Associação Coral Canto e Encanto. As associações culturais do Municipio de Nelas que dignificaram, assim o papel das associações locais em prol da comunidade e da sua cultura comum.

Uma conferência histórica proferida pelo historiador Dr. João Fonseca, teve como mote “Lopo da Cunha, o Homem e o seu tempo” e serviu para desmitificar esta figura histórica através da apresentação de argumentos científicos e documentais, que na sala do lagar da “Casa do Paço” antiga residência do próprio D. Lopo da Cunha, cativou dezenas de pessoas.

Não faltaram motivos de interesse para cativar centenas de pessoas a visitar a “mui nobre” Vila de Santar e provar os seus vinhos, em particular dos 4 produtores que apoiaram o evento, Fidalgas de Santar, João Fazenda, Paço dos Cunhas de Santar e Quinta do Sobral.

A Vila de Santar afirma-se mais uma vez com um potencial histórico, cultural e patrimonial que é comprovado a cada passo que percorremos.

Fonte : CM de Nelas

A Câmara Municipal de Nelas assinalou este dia junto de todas as crianças do pré-escolar e 1º CEB do Concelho, escolas públicas e privadas, com a oferta de um kit simbólico, e reafirmou também incentivos/medidas, projetos/ações dirigidas aos recém-nascidos, crianças em idade escolar, famílias e seniores, promovidos/as ao longo do ano concretizando o Dia da Criança é todos os dias.

Neste sentido e porque o Dia da Criança é, e merece ser todos os dias, a autarquia destacou a importância da família junto das escolas através de uma mensagem de incentivo e sonho, transmitida pelos seis elementos que compõem a Família SEC, Ana, Vera, Nuno, Dulce, Carlos e Neli, marca do Serviço de Educação e Cultura da autarquia, que representa a vivência no contexto escolar e comunidade educativa, no sentido de uma aprendizagem construtiva e partilhada entre alunos, pais e professores, contribuindo assim para a integração da criança em toda a dimensão cívica, empreendedora, solidária e criativa. Prova disso, foi também o brilhante resultado do Projeto “Expressa-te e Vive”, que aproximou as famílias e a comunidade ao processo de ensino/aprendizagem, incentivando a valorização da identidade cultural local, promovendo relações de partilha e de crescimento coletivo, através das 22 apresentações que ocorreram durante todo o mês de maio em diferentes locais do Concelho. Um Projeto que se assume como inovador, criativo e interdisciplinar, inteiramente desenvolvido pelos Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), no 1º CEB dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, Canas de Senhorim e Nelas.

Para as crianças e para as famílias, a autarquia lançou um projeto ímpar na área da alimentação saudável, a Oficina do Óscar, na Biblioteca Municipal de Nelas, destinado às crianças dos 3 aos 5 anos (jardins de infância) e dos 6 aos 9 anos (1º CEB) dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, Canas de Senhorim e Nelas, que ensina a preparar pratos simples e saudáveis, que fazem as delícias dos pequenos grandes Chefs de cozinha. Um evento gratuito também aberto a sessões em família, aos fins de semana, IPSS, Seniores e Associações, que apela à importância de se estar à mesa e à partilha de bons momentos com quem se gosta.  Na oficina do Óscar, não faltam objetos de estilo vintage ímpar e utensílios culinários para criar um menu energético e saudável, numa decoração que dá preferência aos legumes, fruta e a mensagens inspiradoras, estando já esgotadas as duas sessões em família agendadas para os dias 2 e 3 de junho.

Um Município que convida a viver, promotor de uma parentalidade positiva e de um ambiente escolar inclusivo, salutar e feliz, que dinamiza a intergeracionalidade nomeadamente através da Universidade Sénior, que tem desenvolvido diversas iniciativas das quais se destacam o projeto Equipas de Férias, 5 jovens, 5 seniores.

Neste dia internacional da Criança, o Presidente da Câmara Municipal, José Borges da Silva, recebeu os mais pequeninos, nascidos no período de maio 2017 a maio 2018, totalizando 61 bebés, que parabenizou e a quem desejou um futuro promissor e feliz, tendo procedido à oferta do livro infantil “O bebé que não queria ir para a cama” de Helen Cooper e de vouchers/vales de desconto oferecidos pelas Farmácias do Concelho e Termas e SPA das Caldas da Felgueira. Até à data, desde o ano 2016, foram beneficiários da medida de Incentivo à Natalidade e à Adoção no Município de Nelas, mais de 90 bebés, a cujos pais é atribuído um apoio no valor de 1000 euros. através do reembolso quer de despesas efetuadas em qualquer local até ao valor de 250,00€, quer de despesas até ao valor de 750,00€, durante o primeiro ano de vida da criança ou primeiro ano da adoção, efetuadas em estabelecimentos comerciais na área do Município de Nelas. Uma medida que contribuiu para a fixação e melhoria das condições de vida de jovens famílias e dos recém-nascidos, e que impulsiona a economia local, princípios fundamentais para a formação de uma comunidade mais justa, solidária e para a criação de um território socialmente mais apelativo para viver, residir e trabalhar.

Fonte : CM de Nelas

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies