Carregal do Sal acolhe a 4ª edição do Concurso Interconcelhio de Leitura

Teve lugar no passado dia 2 de junho, no Centro Cultural de Carregal do Sal, a 4ª edição do Concurso Interconcelhio de Leitura, envolvendo os concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.

Foi um momento de alegria para alunos, professores, bibliotecários, encarregados de educação, autarca(s), júri, entre outros. Estimular boas práticas de leitura, articular entre pessoas de vários agrupamentos de escolas, de vários concelhos, de dois distritos não é necessário é urgente e imperioso! Esta nossa rede de bibliotecas, permite articular estratégias e conhecimentos que se fortalecem entre todos, num propósito comum, a divulgação e preservação dos livros e o apelo à leitura dos mesmos. As redes de bibliotecas escolares começaram em 1996 e tal como na Internet que dava os seus primeiros passos nesse ano, verificam-se hoje grandes avanços no seu desempenho.
A leitura é a caminho mais fácil para o conhecimento, nós sabemo-lo bem e por isso é urgente incentivar os nosso estudantes a lerem, lerem muito e voltarem sempre a ler. A leitura melhora a aprendizagem dos alunos, estimula memória, aperfeiçoa a interpretação e o raciocínio. Com alguém dizia: “quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue ter opiniões bem fundamentadas sobre quase tudo…”
Um obrigado às Professoras Bibliotecárias Célia Cortez e Elisa Morais pelo empenho nestas coisas dos livros e da leitura. Um reconhecimento à minha colega Aldina Carvalho pela grande sabedoria e competência no propósito enorme, conseguido, de levar a um patamar de excelência as nossas bibliotecas escolares.
Por último (usando uma expressão beirã), o nosso bem-haja para a Dr.ª Helena Duque, a nossa Coordenadora Interconcelhia que nos acompanha, ajuda e orienta, tal qual um farol que embora distante, não nos deixa errar a costa e nos conduz a bom porto.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal

Hermínio Marques

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies