Carlos Fernandes vence o Rali Vinho do Dão. Autarquia de Nelas faz balanço “bastante positivo”

A dupla formada por Carlos Fernandes e Bruno Abreu, num Mitsubishi Lancer Evo VI, venceu de forma incontestável o Rali Vinho do Dão pontuável para o Campeonato Centro de Ralis e Desafio Kumho Portugal. O piloto de Sintra venceu sete das oito classificativas da prova, com o tempo total de 1h02m23.4s, e deixou Fernando Peres e José Pedro Silva, em Mitsubishi Lancer Evo IX, na segunda posição, a 39,1 segundos.

O portuense, que conduziu sempre como privado e ter alcançado o título de tricampeão nacional de ralis em 1994, 1995 e 1996) ao volante de um Ford Escort Cosworth, não encontrou o antídoto para superar as investidas de Carlos Fernandes, conseguindo, no entanto, ser mais rápido na segunda passagem por Algeral/Quinta da Cerca, por 1,6 segundos.
Perante este cenário, o piloto sintrense saiu de Nelas, coração do Dão, com a liderança reforçada do Desafio Kumho Portugal, dando mais um importante impulso para alcançar o triunfo absoluto na competição.
«Foi uma prova em que conseguimos controlar as movimentações dos nossos adversários, sobretudo de Fernando Peres, piloto que nunca desiste dos seus objectivos, uma das razões que também não pudemos relaxar. Obviamente que estamos satisfeitos», sublinhou Carlos Fernandes.
Fernando Peres, por seu turno, que iniciou o Desafio Kumho Portugal com uma vitória no Rali Serras de Fafe, não conseguiu suster a andamento do seu adversário circunstancial, mas segurou o segundo lugar com a agilidade que lhe é reconhecida.
«Naturalmente que quando iniciamos qualquer prova temos como pretensão legítima o triunfo e o Rali Vinho do Dão não é excepção. No entanto, e por muitos que tenhamos tentado ao longo das oito especiais, alcançámos somente uma vitória, aquando da segunda passagem por Algeral/Quinta da Cerca», salientou o piloto da Peres Competições.
Com os dois primeiros lugares entregues, a luta pelo degrau mais baixo do pódio também esteve animado. Depois de um início pouco de altos e baixos, Rui Mendes e Bruno Pedrosa, em Toyota Corolla, enceraram a prova do Clube Automóvel do Centro, apoiado pela Câmara Municipal de Nelas, na terceira posição, a 8m04,4s do vencedor.
A dupla João Oliveira e Magda Oliveira, em Peugeot 206 GTI, cotou-se a quarta mais rápida, a 9,27.5s de Carlos Fernandes e Bruno Abreu, numa prova marcada pela contrariedade que vincou a prestação de Diogo Simões e Tiago Neves. A formação de Vila Nova de Poiares, que estava empenhada em “amortizar” os custos deste compromisso, rodava com relativa facilidade na terceira posição, altura em que alguns órgãos mecânicos do Renault Clio RS não colaboraram e “caiu” para a quinta posição. E foi no “top five” que a jovem dupla encerrou mais um capítulo da sua participação, a 9m31,5s dos vencedores.
Numa “colheita” com admiráveis indicadores face aos “aromas” e o “bouquet” dos dos mais diversos locais por onde passaram pilotos e máquinas e se produzem os bons vinhos elaborados com matéria-prima de excelência, fica no entanto alguma acidez face ao número reduzido de equipas que chegaram ao fim, num total de 13.
Contudo, o Rali Vinho do Dão é um “produto” com enorme “casta” para evoluir, este ano um pouco penalizado por se realizar em cima do Rali de Portugal, sem tempo para grandes primores por parte das equipas que tinham pretensões em marcar presença em Nelas.

Fonte : https://www.facebook.com/autolookpt/posts/257241434844558

Nota de Imprensa da CM de Nelas sobre o Rali Vinho do Dão : 

O Rally Vinho do Dão fez-se à estrada nos dias 26 e 27 de maio no Concelho de Nelas com 27 participantes em prova, e onde a dupla Carlos Fernandes/ Bruno Abreu se sagrou duplamente campeã no Campeonato Centro de Ralis e Desafio Kumho Portugal, ao volante do seu Mitsubichi Evo VI e recebeu a Grande Garrafeira do Dão.

Com vista a potenciar o produto Vinho do Dão e a sua Região Demarcada, da qual o Concelho de Nelas é o coração, e de dar a conhecer a beleza do território, a excelência dos produtos endógenos, a sua capacidade empresarial, o Município e o Clube Automóvel do Centro, têm vindo a promover a organização do Rally em Nelas

Este evento contou ainda com a parceria das Juntas de Freguesia de Nelas, Canas de Senhorim, União de Freguesias Santar/Moreira, Lapa do Lobo, Senhorim, Vilar Seco e União de Freguesias de Carvalhal Redondo/Aguieira, bem como das Corporações de Bombeiros de Nelas, Canas de Senhorim entre outras.

A prova, a pontuar para o Campeonato Centro de Ralis e Desfio Kumho Portugal teve início com as habituais verificações técnicas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Nelas seguido da apresentação dos carros no Parque Fechado instalado na Praça do Municipio.

O primeiro momento de competição decorreu com a SUPER ESPECIAL noturna, partida da Praça do Municipio e troço de competição entre a Biblioteca Municipal, Escola Fortunato de Almeida e Centro Escolar de Nelas. No domingo o espetáculo teve início no troço Caldas da Felgueira/Senhorim com 14,59 Kms, Algeraz/Quinta da Cerca e Santar/Vinhas do Dão com aproximadamente 10 kms cada, troços estes em terra considerados pelos participantes em excelentes condições, condições essas que vão também garantir ótimas acessibilidades agrícolas e florestais e que vão ser alargadas a toda a rede viária agrícola e florestal do concelho.

O Rally contou ainda com um programa de animação paralelo, com a já conhecida “PITSTOP – Rally Party” a cargo dos DJ´s AC, The Doctor.Doc, Luis Pereira e a Banda Cherry on Top, que  “aqueceram” as noites de 25 e 26 de maio, no Espaço da antiga Federação dos Viticultores do Dão.

A 4ª edição do Rally Vinho Dão terminou com um balanço bastante positivo, registando-se uma forte adesão do público que acompanhou as provas durante os dois dias, acorrendo a toda a hotelaria, restauração e comercio local existentes.  Está assim lançado o desafio à organização para no futuro continuar o trabalho desenvolvido com a forte ambição de tornar esta prova num Rally consagrado renascida que está a paixão nos munícipes do Concelho.

 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies