Viseu acolhe a “Conferência Anual sobre as Alterações Climáticas”

No próximo dia 6 de junho, a partir das 9:30h, no Solar do Vinho do Dão, Viseu, com entrada livre, o Instituto Politécnico de Viseu, a Ordem dos Engenheiros e a Câmara Municipal de Viseu organizam a “Conferência Anual sobre as Alterações Climáticas”, dedicado, em 2018, à problemática dos recursos hídricos e da eficiência hídrica.

Em vários pontos do Planeta, em Portugal e na região Centro em particular, em 2017 foram já bem evidentes impactes das Alterações Climáticas. Nacional e internacionalmente, uma nova gestão dos recursos hídricos está mesmo na “ordem do dia”.

O Instituto Politécnico de Viseu, através do Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, para além de da sua oferta formativa, ao nível científico e da prestação de serviços à comunidade, há muito que se tem debruçado sobre as alterações climáticas e a gestão dos recursos hídricos. Sublinhe-se a realização da “Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas” para o Município de Viseu.

Em 2018, a Ordem dos Engenheiros elegeu precisamente como tema central de debate as alterações climáticas. Com os problemas de falta de água para consumo humano que afetaram Viseu no período de seca extrema prolongada de 2017, a cidade e a região envolvente configuram um lugar adequado à discussão da gestão dos recursos hídricos neste contexto.

O programa da “Conferência Anual sobre as Alterações Climáticas, 2018 – A Emergência da Eficiência Hídrica” irá abordar as alterações climáticas, os impactes globais e locais nos recursos hídricos – exemplo de Viseu no período de seca extrema de 2017 – e as medidas adotadas para 2018 e anos seguintes, nomeadamente no que se refere à “nova” gestão de recursos hídricos/eficiência hídrica. Para o efeito, a Conferência conta com a interversão de várias personalidades regionais e nacionais, intervenientes e decisores, no plano técnico, científico e político.

Para informações complementares:

Secretariado DAmb: 232 480 506 | DAmb: amb@estgv.ipv.pt

 

Viseu, 23 de maio de 2018

 

Departamento de Ambiente • ESTGV|IPV

amb@estgv.ipv.pt

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies