Confraria Gastronómica e Enófila de Terras de Carregal do Sal realizou o seu III Capítulo

No dia 12 de maio, a Confraria Gastronómica e Enófila de Terras de Carregal do Sal realizou o seu III Capítulo, na Vila de Oliveira do Conde.

Ainda cedo começou a receção às confrarias visitantes., seguindo-se o habitual “mata-bicho” ou um pequeno-almoço reforçado, nas instalações da Junta de Freguesia.

A cerimónia capitular começou às 10h45 e realizou-se na Igreja Matriz de Oliveira do Conde, com a entrada das Confrarias ao som do Coro Cantat, do NACO.

Após uma breve interpretação de alguns temas, iniciaram-se as intervenções.

Primeiro a usar a palavra, o Juiz da Confraria, Carlos Artur Henriques, deu as boas vindas às Confrarias visitantes, valorizou a importância histórica e patrimonial de Oliveira do Conde e saudou os novos confrades a entronizar.

Seguiu-se a intervenção do Mordomo – Mor, Vasco Jorge Almeida dirigindo as primeiras palavras de saudação às Confrarias visitantes que, sublinhou, muito engrandecem o III Capítulo da Confraria de Carregal do Sal.

Agradeceu, de forma particular, à Câmara Municipal, na pessoa do Presidente da edilidade, pelo apoio cedido à Confraria e pela procura de soluções com vista ao melhor funcionamento da mesma.

A par, agradeceu também à confraria madrinha – Confraria do Queijo Serra da Estrela; ao Coro Cantat; à Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato; à Junta de Freguesia de Oliveira do Conde; ao Pároco Álvaro Dias Arede; a Aurélio Rua e Nuno Vilareto, pelo contributo na realização do Grande Capítulo.

Depois enalteceu a importância histórica de Oliveira do Conde, com uma referência pelo seu vasto legado patrimonial devido, em grande parte, à grandiosidade monumental da Igreja Matriz.

A figura e a homenagem do Comendador José Nunes Martins, a título póstumo, um emigrante no Brasil que não esqueceu a sua terra natal quando conquistou fortuna e criou a Fundação com o nome do mesmo, também não foi esquecido. Recordou a propósito que aquele espaço funcionou como Hospital concelhio e é agora uma IPSS. Por isso, a distinção como Confrade de Honra, que seria entregue nessa cerimónia, era mais do que justa.

Terminou com uma saudação especial aos Confrades a entronizar.

Um representante da confraria madrinha foi então convidado a usar a palavra tendo ficado a tarefa a cargo de Francisco Antunes. Num discurso eloquente e entusiasta, o orador deliciou os presentes com uma comunicação brilhante em que se referiu ao Queijo Serra da Estrela e deixou também algumas curiosidades sobre o vinho.

O Presidente da Câmara Municipal, Rogério Mota Abrantes, encerrou as intervenções protocolares.  Enalteceu o valor do evento e o contributo da Confraria para o associativismo, a cultura local e a divulgação das mais valias concelhias.

O Cantat voltou a ouvir-se na Igreja Matriz na interpretação de mais três temas especiais, bastante aplaudidos pelos presentes.

Seguiu-se a Oração de Sapiência sobre o mote escolhido – o Vinho. A cargo de um especialista na matéria, o enólogo Carlos Lucas falou sobre a cultura do Vinho, as castas tradicionais e a evolução nos métodos de cultura e tratamento deste produto endógeno do Concelho e da região.

A bênção das insígnias pelo Pároco Álvaro Dias Arede foi o momento seguinte sendo depois entronizados os respetivos confrades – efetivos, de mérito e de honra. Sendo a distinção Confrade de Honra atribuída a título póstumo, coube ao Padre Álvaro Arede, na qualidade de membro da Administração da Fundação Comendador José Nunes Martins, receber o título aproveitando para proferir um discurso emocionante de enaltecimento a esta notável personalidade de Oliveira do Conde.

Ainda integrado na cerimónia do Capítulo, realizou-se a tradicional troca de lembranças e a já habitual Foto de Família, este ano tirada na escadaria da Igreja Matriz.

Após o cortejo das Confrarias pelas ruas de Oliveira do Conde, acompanhadas pelos Zés Pereiras da localidade, os participantes foram recebidos com um refrescante espumante nas instalações da Magnum – Carlos Lucas Vinhos. E foi na Adega da Magnum que Confrades e convidados degustaram a gastronomia local e os vinhos. Antes da sobremesa, o típico grupo “Caldo e Broa” animou os participantes com acordes de música popular portuguesa.

No fim, foi servido um bolo comemorativo, oferecido pela Pastelaria Salinas.

Segundo a direção, o III Capítulo da Confraria Gastronómica e Enófila de Carregal do Sal revelou-se um evento grandioso e dignificante para as terras de Carregal do Sal.

 

Confrades Efetivos:

Cláudia Alexandra Correia Mendes

José Valter de Sousa

Raquel Camargo Mendes Pereira

Maria Teresa Aires Rodrigues

Victor Peter Eckert

Confrades de Mérito:

Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa,

Da Magnum – Carlos Lucas Vinhos

Confrade de Honra (a título póstumo): Comendador José Nunes Martins

Confrarias representadas:

– Academia Gastronómica e Cultural da Caça, Viseu

– Confraria da Lampreia de Penacova

– Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã

– Confraria da Pateira, Fermentelos, Águeda

– Confraria da Sopa do Vidreiro, Marinha Grande

– Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão, Aguada de Cima

– Confraria do Bolo Podre e Gastronomia do Montemuro, Castro Daire

– Confraria do Queijo Rabaçal 

– Confraria do Queijo Serra da Estrela

– Confraria do Torresmo Beirão, Vila Franca da Beira

– Confraria dos Amigos da Geropiga de Moinhos e Arredores

– Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês

– Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores d’ Ervedal da Beira)

– Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha

– Confraria Gastronómica “As Sainhas”, Vagos

– Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa, Moimenta da Beira

– Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa       

– Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo

– Confraria Gastronómica dos Carolos e Papas de Milho

– Real Confraria da Cabra Velha (RCCV), Miranda do Corvo

Nota de Imprensa enviada à nossa redação pela Confraria Gastronómica e Enófila de Terras de Carregal do Sal

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies