“Movimento pelo Interior” : Contributo do Instituto Politécnico de Viseu

Captação de alunos internacionais

  • O IPV tem vindo a reforçar a sua participação em feiras de divulgação internacionais, que têm permitido captar estudantes provenientes de países de língua oficial portuguesa ou espanhola, através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

O sucesso alcançado este ano permite-nos perspetivar uma captação crescente de estudantes internacionais.

  • O IPV tem alcançado acordos e parcerias com universidades do Brasil, dos restantes países membros da CPLP e de outros países da América Latina, o que tem permitido estimular a mobilidade de estudantes e a sua participação em programas internacionais, nomeadamente nas formações de 2.º ciclo.
  • O IPV está a criar protocolos de cursos conferentes de grau com dupla titulação em parceria com outras instituições estrangeiras do Brasil e dos restantes países membros da CPLP.
  • O IPV irá criar um guia-roteiro para estudantes nacionais e internacionais que integre e divulgue as capacidades e potencialidades vivenciais da região, designadamente, a nível habitacional, desportivo, gastronómico, turístico, cultural, social, etc.

Captação de alunos nacionais

  • O IPV está a criar uma rede regional entre o IPV, as escolas e outras entidades que ministrem cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente, no sentido de implementar a prospeção das expectativas de formação junto desse público, de coordenar e apoiar ações de divulgação conjuntas e de promover iniciativas, envolvendo professores, dirigentes e associações de pais que potencializem a captação de novos estudantes nacionais.
  • O IPV está a apoiar a criação de uma associação de antigos estudantes, de modo a potenciar a cooperação no tecido empresarial onde se inserem com o IPV, quer através da divulgação da oferta formativa quer da consolidação e expansão da rede empresarial ligada ao IPV, constituindo-os como embaixadores do Instituto Politécnico de Viseu.

Cooperar com os parceiros locais no ensino, na investigação e na produção cultural

  • Sendo um dos objetivos da cidade de Viseu a qualidade de vida dos seus habitantes e tornar-se numa “smart city” de referência, o IPV deverá incrementar a sua capacidade para atrair, formar e fixar recursos humanos qualificados e ser o impulsionador da investigação na região.
  • O IPV tem vindo a incrementar a investigação em parceria com as indústrias da região (exemplos industrias ligadas cluster automóvel, materiais compósitos, madeiras, agroalimentar, tecnologias de informação, entre outras).
  • O IPV tem consciência da importância da cultura e do desporto como um fator de desenvolvimento, de atração de habitantes e de qualidade de vida, pelo que tem vindo a desenvolver a sua atuação nesta área em parceria com as instituições locais.

Infraestruturas

  • O IPV irá aumentar o número de residências para estudantes através de Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

Viseu, 18 de maio de 2018

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies