Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância assinalado em Mangualde

O mês de abril foi assinalado como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, e Mangualde promoveu diversas iniciativas em prol do bem-estar e desenvolvimento integral das crianças do concelho. De entre as atividades desenvolvidas destaca-se o teatro “E se fosse contigo”, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Mangualde, nos dias 20 e 27 de abril, destinado a turmas do 1º ciclo do concelho. A representação abordou os temas do bullying e da violência doméstica, dinamizados pela Presidente da CPCJ e Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, pelo Cabo Figueiredo e o Cabo Lopes, da Escola Segura da GNR de Mangualde, e ainda com a colaboração dos jovens da turma de Teatro da AMARTE.

A CPCJ de Mangualde marcou ainda presença na reunião da Assembleia Municipal, no passado dia 26 de abril, com uma exposição de laços azuis itinerantes, com o objetivo de sensibilizar os demais presentes para a problemática dos Maus Tratos na Infância. Desta forma, foi entregue um laço a cada participante, bem como a história do laço à Presidente da Assembleia e ao Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

Em parceria com o Agrupamento de Escolas, a CPCJ de Mangualde promoveu uma caminhada que envolveu 1800 alunos e que culminou na construção do laço azul humano no Largo Dr. Couto. A ação visou sensibilizar a população em geral para esta causa.

Estas iniciativas tiveram a colaboração dos idosos de diversos Centros Sociais e Paroquiais e de Associações Culturais, na elaboração dos laços azuis.

PRINCIPAIS MENSAGENS DESCRITAS NOS LAÇOS AZUIS

As mensagens que os laços azuis contêm dão corpo a uma exposição itinerante pelas empresas do concelho. Esta exposição tem como objetivo primordial da CPCJ de Mangualde, despertar e consciencializar para a problemática dos Maus Tratos, trabalhar a Prevenção e Promover os direitos das Crianças.

De entre as mensagens, salientam-se as seguintes:

– Que as nódoas negras sejam apenas sinal de brincadeira e não de maus tratos.

– Amar não é maltratar!

– Amar é respeitar!

– Só o coração deve bater!

– Não provoque dor… dê amor!

– Se nos unirmos acabaremos com os maus tratos!

– As crianças são o melhor que existe, por isso não devem ser maltratadas!

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies