“Semana Abert@ STEM Discovery Week 2018” decorreu em Mangualde. Aluno de Nelas foi orador

Decorreu durante a tarde da passada segunda-feira, dia 23 de abril, na Escola Secundária Felismina Alcântara, a sessão de abertura da ‘Semana Abert@ STEM Discovery Week 2018’. Nesta sessão, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, o Diretor-Geral da Direção Geral da Educação, José Vítor Pedroso, o Diretor do Agrupamento de Escolas, Agnelo Figueiredo, o Diretor do Centro de Formação EDUFOR, José Miguel Sousa e os oradores Juan Luis Gòmez e Alexandre Marques, este último aluno do 8-º ano do Agrupamento Escolas de Nelas.

Foi também assinado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, um protocolo entre as entidades promotoras da Academi@ STEM Mangualde: o Município de Mangualde, a Direção-Geral da Educação, o Agrupamento de Escolas Mangualde, o Centro de Formação EDUFOR, três empresas (Patinter S.A., CBI – Indústria de vestuário S.A. e Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica Lda.) e um Instituto de Investigação (SalivaTec – Infraestrutura do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde – Viseu, da Universidade Católica Portuguesa).

Segundo João Azevedo, “esta é uma aposta que o Município fez e que representa um grande esforço para Mangualde”. O Presidente da autarquia acrescentou que este projeto visa, mais do que combater o insucesso escolar, valorizar o sucesso escolar, através de novas formas de educar, de ensinar, de partilhar conhecimentos, modernizando o sistema de ensino através de currículos alternativos. 

Este projeto, que já está a ser implementado, destina-se a todos os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde, com maior incidência nos níveis escolares onde existe  mais insucesso escolar (1.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico).

Na Academi@ STEM, as crianças serão acompanhadas por técnicos especializados, numa coordenação da Câmara Municipal de Mangualde, Agrupamento de Escolas de Mangualde e Centros de Formação. Está ainda envolvido o tecido empresarial do concelho, que reconhece assim a importância de formar os mais novos para as exigências do futuro.

Esta semana de abertura da Academi@ STEM (23 a 27 de abril) visa proporcionar momentos de reflexão e de apresentação do projeto, num ambiente inovador. Contará com várias conferências, workshops, laboratórios abertos, atividades STEM, visitas, entre outros.

ACADEMI@ STEM

A Academi@ STEM Mangualde nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio do EduFor. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies