Oliveira do Hospital.Autarquia celebra protocolo para investimentos na rede hidrográfica

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assinou com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), dia 19 de abril, um protocolo de colaboração no valor de 450 mil euros para investimentos a realizar na rede hidrográfica do concelho.

O financiamento, suportado a 100 por cento  ao abrigo do Fundo Ambiental e por intermédio da APA, vai permitir a intervenção da Câmara Municipal em zonas afetadas pelos incêndios de outubro, como praias fluviais, açudes e outro tipo de infraestruturas de zonas ribeirinhas.

Sublinhando que a preservação da rede hidrográfica do concelho e dos ecossistemas são absolutamente fundamentais para a promoção do turismo de natureza, José Carlos Alexandrino observa também que este protocolo permitirá ainda realizar intervenções em margens e nos taludes, tendo em vista a diminuição do risco de erosão.

Explicando que nos rios que atravessam o concelho de Oliveira do Hospital, destacam-se interessantes galerias ripícolas com corredores ecológicos, acompanhando linhas de água, o autarca destaca também a importância deste investimento de 450 mil euros ao nível da prevenção, porque uma rede hidrográfica limpa é uma importante barreira na propagação de incêndios.

Na sequência deste protocolo e na qualidade de dona da obra, a Câmara Municipal irá agilizar os procedimentos para lançar o concurso público, por forma a que as intervenções possam estar concluídas até ao final do ano.

A elaboração dos projetos, bem como o acompanhamento técnico, estarão a cargo da APA/Administração da Região Hidrográfica do Centro .

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies