“7 Maravilhas à Mesa” : Concurso arranca com participação das Autarquias da ADICES

A iniciativa “7 Maravilhas à Mesa” corresponde à sétima eleição realizada no nosso país, tendo o objetivo, tal como as anteriores, valorizar aspetos marcantes e identitários da portugalidade que tanto nos orgulha. As candidaturas a concurso consistem na constituição de “mesas”, compostas por sete patrimónios entre três grandes categorias: Gastronomia, Vinhos e Azeites e Roteiro Turístico.

No que respeita à ADICES as candidaturas das “7 Maravilhas à Mesa” são uma iniciativa que pretende promover e divulgar não só a gastronomia e os produtos locais do território, mas também um convite à descoberta e à fruição da enumeras potencialidades patrimoniais e paisagísticas que os cinco municípios da sua área de intervenção oferecem: Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela.

Neste contexto, face ao território e ao significativo número de parceiros envolvidos, que mostraram o seu interesse em participar neste projeto, a ADICES submeteu a concurso três “Mesas” atribuindo-lhes os nomes de “Sabores de Águeda”, “Sabores da Aguieira e Dão” e “Sabores da Encosta do Caramulo”.

As “Mesas” apresentadas, foram centradas na gastronomia regional da nossa zona de intervenção onde os pratos principais, escolhidos a concurso, são o “Leitão à Bairrada”, a “Lampantana à moda de Mortágua e o “Cabrito assado no forno à moda da serra do Caramulo”. A par destes pratos integraram, também as “mesas, alguns dos produtos locais de qualidade do território como vinho do Dão, o espumante, o licor ginja, a laranja de Besteiros, o mel, a broa entre outras iguarias.

Na vertente dos roteiros turísticos, a nossa aposta foi para a promoção e dinamização do património cultural, histórico e natural, nomeadamente: a Pateira de Fermentelos, considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica; o Museu do Caramulo, referência cultural na região com o seu valioso espólio, bem como o Centro de Interpretação –“Mortágua na batalha do Bussaco” um espaço de divulgação sobre aquele importante  acontecimento militar na região.

Esta iniciativa às 7 Maravilhas foi dinamizada em parceria com as entidades do território de intervenção da ADICES, nomeadamente os Municípios (Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela) e as Confrarias (Confraria das Almas Santas de Areosa e do Leitão, Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu, Confraria da Pateira, Confraria dos Carolos e das Papas de Milho, Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo e Confraria Gastronómica e Enófila de Terras de Carregal do Sal.

Este projeto conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

.

ADICES

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies