Câmara de Viseu : Orçamento de 119 milhões reforça investimento

Foi ontem,11 de Dezembro, aprovado em Reunião de Câmara o Orçamento Municipal de Viseu, com um valor total de cerca de 119 milhões de euros : 98,9 milhões da Câmara Municipal e 19,9 milhões dos SMASV | Águas de Viseu.

Este orçamento é o maior dos últimos oito anos e sinaliza um crescimento de mais de 3% face a 2017.O documento previsional regista também a acumulação do saldo de gerência de 2017. A Câmara encerrou o ano de 2017 com um saldo de quase 29 milhões de euros que permite continuar a pôr em Viseu o selo de ‘melhor cidade para viver’ com a aposta em setores estratégicos e na realização de investimentos estruturantes.

As linhas orientadoras do Viseu Primeiro, dando prioridade às questões económicas, sociais, culturais e territoriais, continuam a ser as guias. Este orçamento preconiza, também, as opções estratégicas do mandato.

Destaque para a área social, com mais de 45 milhões de euros. Se lhes se juntarem os 24 milhões respeitantes à área económica, cifra-se em aproximadamente 85% das GOP para as duas vertentes.

A educação terá afetos quase 9 milhões de euros. Reforça-se também para mais do dobro o Viseu Local, ultrapassando os 10 milhões de euros.

O orçamento das Águas de Viseu, de quase 20 milhões de euros com incorporação do saldo de gerência, regista um crescimento assinalável no investimento nos setores do abastecimento de água e saneamento. Desde a extensão das redes, ao reforço da capacidade e resiliência do sistema, o investimento marca este orçamento que é o maior dos últimos três anos As despesas em investimento atingirão 9,5 milhões de euros.

A receita corrente total da Câmara Municipal e da Águas de Viseu ao registar 61,8 milhões de euros é superior à despesa corrente em 12,2 milhões de euros.