Caminhos Cruzados investe dois milhões na nova Adega. Projeto é ambientalmente eficiente

“Este é um projeto familiar, que nasceu à mesa de casa e da grande vontade que tínhamos enquanto família de criar um projeto profissional em Nelas. O investimento na nova adega foi de cerca de dois milhões de euros”, revelou à agência Lusa, Lígia Santos, que lidera com o pai, Paulo Santos, a vitivinícola Caminhos Cruzados. “É aqui que temos as nossas raízes, a nossa família e a nossa história”, acrescentou.

This slideshow requires JavaScript.

De acordo com a responsável, nesta nova adega encontram-se condições para criar grandes vinhos. E foram grandes vinhos que hoje degustámos na magnífica Adega da Teixuga (um Reserva e um Touriga Nacional, ambos de 2013) que tivemos oportunidade de visitar e ficar a saber, pela anfitriã Sofia Mesquita, que ali será disponibilizado serviço de “catering” para grupos, com menus definidos, e provas da vasta gama de vinhos. Magníficas a sala de provas e loja de vinhos.

“Não só temos ótimas condições de vinificação e de estágio, como temos uma sala de provas fantástica que nos permite receber a visita de clientes e mostrar-lhes um pouco mais do nosso dia-a-dia”, adiantou ainda à Lusa, Lígia Santos.

Concebida pelo arquiteto Nuno Pinto Cardoso, esta adega tinha, entre várias preocupações, “a preocupação de ser ambientalmente eficiente”.”É, por isso, construída em betão armado, que é um material térmico de grande capacidade de retenção de temperatura, o que faz com que absorva nas suas paredes a temperatura exterior, libertando-a lentamente para o interior, evitando gastos com energia. Também temos ao longo de todo o edifício luz natural através de janelas e claraboias, bem como circulação natural de ar em todo o espaço e ainda sistemas de aproveitamento de água da chuva”, explicou.

Quanto aos vinhos, Lígia Santos adiantou que “aqui serão encontrados vinhos tipicamente do Dão e que são feitos a partir de uma perspetiva mais moderna,a partir das melhores castas da região, com muita elegância e grande potencial de guarda”, concluiu.