Rio de Mel é a “Aldeia dos Sonhos”

Rio de Mel (freguesia de S. Gião), no concelho de Oliveira do Hospital, foi eleita como “Aldeia dos Sonhos”, uma iniciativa organizada pela Fundação INATEL e que é dirigida às aldeias ou localidades portuguesas com 100 ou menos habitantes.

Rio de Mel, aldeia pitoresca construída em socalcos que tem 58 habitantes e integra a Rede das Aldeias de Montanha, foi a vencedora nesta 4.ª edição do projeto tendo recebido o prémio durante a cerimónia Reconhecer – Gala de Reconhecimento Social promovida por esta fundação, em Lisboa (no dia 21 de novembro).
O testemunho passou da vencedora do ano passado – Rio de Onor (Bragança) aldeia conhecida pelo seu exemplo de comunitarismo agro-pastoril e fronteira com a sua congénere espanhola formando a mesma comunidade – para S. Gião, também ela uma aldeia marcada pela vida do campo, pela produção de mel e pelos moinhos de rodízio, de montanha e de fronteira, neste caso com o Parque Natural da Serra da Estrela.


Através deste projeto, propõe-se a concretização de intenções e de desejos das pessoas que residam em localidades de pequenas dimensões, com especial atenção para as que se encontram geográfica e socialmente isoladas. Com a “Aldeia dos Sonhos” a Fundação INATEL pretende oferecer experiências de carácter turístico, cultural e desportivo que os beneficiários entendam como fazendo parte de um conjunto de vivências a que não têm ou nunca tiveram acesso, face a limitações como sejam, por exemplo, financeiras ou geográficas.
Para além de proporcionar a vivência de momentos únicos e inesquecíveis de alegria e partilha aos habitantes constitui também um contributo para a salvaguarda do nosso património histórico e cultural. À aldeia nomeada como “Aldeia dos Sonhos” será dado destaque e notoriedade cultural e turística, nomeadamente no âmbito do planeamento de visitas turísticas a realizar no âmbito da atividade da fundação.
E é nesta medida que este reconhecimento constitui também uma oportunidade de promoção do turismo solidário que faz parte dos objetivos estratégicos do Programa da Rede das Aldeias de Montanha. Como nota o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, “após os momentos difíceis que vivemos, aproxima-se o período de Natal e estamos, portanto, num período de turismo solidário. Queremos com isto dizer que vir e visitar é ajudar o concelho de Oliveira do Hospital”.