Viagem por aromas, sabores e saberes de Portugal

O “Encontro com Vinhos e Sabores” realiza-se há 18 anos, sempre no CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA, e nesta edição contou também com o 13.º Congresso dos Cozinheiros.

Dos mais de 2 500 vinhos em prova,poucos eram da região demarcada do Dão. Poucos mais bons, como é apanágio da mais antiga região demarcada (vinhos não licorosos) do mundo.

QUINTA DA FATA, LUSOVINI,QUINTA DO RIBEIRO SANTO,QUINTA DA ALAMEDA e QUINTA DOS CARVALHAIS foram representantes de luxo, cujos stands estavam sempre muito solicitados. Não é para menos : o Dão afirma-se cada vez mais como uma região nobre, com vinhos diferenciadores das demais regiões, sendo que nestes eventos essa diferenciação positiva é por demais evidente. Para além do Dão, destacamos os Alvarinhos Soalheiro, e um vinho Branco da Beira Interior (CASAS DE CORO, Marialva), produzido a partir de vinhas velhas. E terminámos, como é habitual, com colheitas tardias e vinhos fortificados do Porto, com destaque para a Taylor´s.

Uma impressionante seleção de iguarias “gourmet”, complementou na perfeição os vinhos que fomos degustando. Destacamos os enchidos, queijos (Beira Baixa e Serra da Estrela) e peixe do Alasca. Destas águas gélidas e remotas, veio um produtor servir “sashimi” de salmão e bacalhau, no primeiro caso com ovas. Peixe selvagem, de águas profundas,com sabor intenso, que ligou na perfeição com os Brancos do Dão, onde pontifica a casta Encruzado.

Uma palavra final para a visita que efetuámos, com os convivas que nos acompanharam, ao Bem Haja. Situado na Praça das Flores. Espaço e gastronomia de grande qualidade, que enchem de orgulho os Beirões. Destaque o Cabrito Assado no Forno e a Açorda de Ovas com Filetes de Polvo. Acompanhados por Quinta das Marias Encruzado 2016 e uns surpreendentes Quinta Vale D´Aldeia, que desfrutamos com o proprietário José Amado (http://www.quintavaledaldeia.com/). Agendada ficou para breve uma visita a este magnífico “terroir”, situado na região do Douro Superior (Mêda).

Este slideshow necessita de JavaScript.