Nelas integra a nova empresa intermunicipal de abastecimento de água e saneamento

Os presidentes das câmaras municipais de Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva e Vouzela assinam hoje,pelas 16 horas, no antigo Governo Civil de Viseu, o protocolo de cooperação para a constituição de uma empresa intermunicipal de abastecimento de água e saneamento na região.

A nova entidade tem por objetivo criar condições para a realização de investimentos estruturantes no sistema de armazenamento, tratamento e distribuição de água nestes municípios, nomeadamente através do reforço da capacidade da barragem de Fagilde e da construção futura da barragem do Vouga, e a sua exploração eficiente e integrada. O protocolo vai possibilitar o acesso a financiamentos comunitários do PORTUGAL 2020 para o desenvolvimento dos estudos e projetos de construção da barragem do Vouga. A Águas de Viseu – SMAS de Viseu será responsável pelo desenvolvimento desses trabalhos, assim como de candidaturas a financiamento.

Lembramos que no caso de Nelas (o que conhecemos na realidade diária), a autarquia tem-se debatido com graves problemas no abastecimento de água, principalmente neste Verão, em que o país está a viver a mais severa seca desde que há registos estatísticos.