A Amora Brava e a Quinta do Tralcume

Duas histórias, uma recente e outra com três décadas, que se cruzam numa das mais bonitas quintas de Nelas, em Vilar Seco.

O primeiro vinho da empresa Amora Brava nasce em 2014 e chama-se Psique. O primeiro comercializado pela Quinta do Tralcume é de 1992. Passaram-se 22 anos.

A Quinta do Tralcume com cerca de 8 ha de vinha foi adquirida em 1975 por Armando Borges, um visionário na época, senhor de princípios e sensibilidade, capaz de ter percebido que a quinta na qual o seu pai era encarregado seria o local que lhe traria trabalho e paz durante toda a sua vida. Hoje, é caso raro…

A Amora Brava é a empresa familiar de Susana de Melo Abreu, esposa do reconhecido enólogo Carlos Silva. Susana Abreu é engenheira agrícola, tendo-se doutorado, em 2007, em enologia. A gerente da Amora Brava sempre adorou o mundo dos vinhos e com a sua família está desde 2014 a desenhar o seu projeto de sonho, que nasceu entre o Museu Nacional Grão Vasco e a Quinta do Tralcume, tendo chegado ao Brasil, com o Índio Rei, o seu segundo vinho, a ser considerado o vinho oficial do Museu de Arte Indígena no Brasil.

Carlos Silva faz diversos vinhos nas regiões demarcadas do Dão e Beira Interior. A Quinta do Tralcume é por ele acompanhada desde sempre, tendo o enólogo uma relação de grande consideração e amizade com Armando Borges. A relação com a Amora Brava surgiu por isso com toda a naturalidade.

Armando Borges deu à Amora Brava a oportunidade de ali fazer os seus vinhos e também de comercializar a marca Quinta do Tralcume em garrafa, pelo que a empresa tem em seu poder, para quem quiser comprar, os vinhos velhos da Quinta do Tralcume. O Quinta do Tralcume 2001, um monovarietal de Touriga Nacional premiado, bem como as colheitas de 2002 e 2005, elaborados também com Alfrocheiro, são os vinhos mais antigos, ainda existentes, que o enólogo Carlos Silva fez na região do Dão. Verdadeiros néctares que ainda há bem pouco tempo uma distribuidora da Suíça teve a oportunidade de provar e aprovar, após ter contactado a Amora Brava para conhecer o seu invulgar projeto.

Para saber mais, basta contactar a empresa pelo e-mail info@amorabrava.pt ou pelo telemóvel 927710467. A venda do Psique Dão DOP e dos vinhos velhos Quinta do Tralcume é da exclusividade da empresa Amora Brava.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies