26ª Feira do Vinho do Dão abriu portas com mais de 50 produtores

(com foto galeria do evento)

A maior Feira em torno do Vinho do Dão tem vindo a afirmar-se como o grande evento da Região Demarcada do Dão, promovendo a sua cultura, tradições, gastronomia, produtores e marcas de vinhos. A Feira do Vinho do Dão tem vindo a bater recordes no número de participantes e visitantes e tem-se assistido ao aumento do retorno económico para a região e os seus diferentes agentes socioeconómicos na ordem dos 30%. Estes resultados são fruto de um esforço contínuo por parte do Município de Nelas que encara este evento como o cartão de visita, por excelência, do concelho e das suas gentes conseguindo, através da Feira do Vinho do Dão um aumento significativo da visibilidade, notoriedade e reconhecimento da região em todo o país e além-fronteiras.

Para esta que é já a 26ª edição do maior certame em torno do Vinho do Dão no país, estão a decorrer uma série de iniciativas com vista à promoção das marcas e produtores, não apenas do concelho de Nelas mas de toda a região Demarcada do Dão, com destaque para a grande novidade deste ano, o I Concurso de Vinhos do Dão, Prémio Eng. Alberto Vilhena, em homenagem àquele que é considerado o Arquiteto da Região Demarcada do Dão.A Sessão Oficial de Abertura teve lugar ontem,dia 1 de setembro e contou com a participação do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas que, juntamente com o edil de Nelas,Borges da Silva, entregou os Diplomas de Honra aos finalistas do I Concurso Oficial de Vinhos, lista que já divulgámos.

Mais uma vez o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, da DRAPC, instalado em Nelas na Quinta da Cale, assume uma forte centralidade na programação do evento, tendo sido palco hoje, pelas 10h, de uma visita e debate à Importância das Castas no Dão, salvaguarda deste importantíssimo património genético vitícola, conduzido pelo jornalista Pedro Garcias, com vários convidados presentes.

À semelhança de anos anteriores, nesta edição, o respeito e valorização dos produtos inerentes à gastronomia regional estará a cargo do Chef Diogo Rocha, no domingo pelas 17h00 no Edifício da antiga Federação dos Viticultores do Dão, numa enorme expectativa criada em torno da “A Máquina do Tempo do Chef Diogo Rocha” na qual se projecta a Feira do Vinho do Dão 2020.

As três noites da Feira são únicas. Para este ano prevê-se mais uma edição do Musical “As Músicas que os Vinhos Dão” e que nesta edição, e após uma trilogia apaixonante, entra numa nova Era, com novas histórias em torno do vinho, da região e tanto património cultural. Este ano a inspiração de Sandra Leal e de António Leal nasceu da história em torno da figura do escanção, criando um mundo mágico que nos conta a história do pequeno Gonçalo e da sua paixão pelo vinho numa terra onde as pessoas parecem ter-se esquecido da magia existente naquilo que as rodeia e a história de Gabriel a estatua do escanção que descansa no lugar preferido de Gonçalo e que ganha vida graças à fé e aos sonhos do menino. Um convite para o público refletir sobre aquilo que realmente o Dão significa. “No Reino das Rolhas perdidas” é o nome desta sequela e será um postal de amor a Nelas e a toda a região do Dão.

A música continua depois com dois Dj’s bem conhecidos do público: André Henriques atuou ontem e Wilson Honrado que animará a noite de hoje, Sábado, também a partir das 23h00, sempre na companhia do anfitrião Dj Gryzzler.

Ontem foi homenageado, pela confraria dos Enófilos do Dão o Sr. José Carlos Lopes de Oliveira, da Quinta Carvalhão Torto, pelo seu contributo para a região e foram apresentados os projetos “CAVE – Centro de Artes, do Vinho e do Espaço de Santar”, “Santar Garden Village” e a aplicação de turismo “Descubra Nelas”.

O desporto também marca presença na 26ª edição da Feira do Vinho do Dão com os IV Torneio Internacional de Futebol Veterano Feira do Vinho do Dão, Torneio de Futsal Sénio ABC de Nelas, X Maratona BTT do Dão e FIT Club – Exercício ao ar livre.

Ao longo dos três dias é possível almoçar e jantar no recinto da Feira na Praça da Alimentação (edifício do Mercado Municipal) podendo ainda visitar expositores de artesanato e um espaço dedicado aos mais novos com vários divertimentos pensados para eles.

Durante o evento poderá votar no melhor Stand da Feira, sendo o prémio atribuído no último dia, altura em que será apresentada a candidata de Nelas a Rainha das Vindimas 2017, Concurso nacional da AMVP. Também no domingo será entregue o Prémio “Eng. Alberto Vilhena” ao melhor Vinho Tinto e ao Melhor Vinho Branco da Feira.

 

This slideshow requires JavaScript.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies