Manuel Guedelha é o candidato da CDU à Câmara de Nelas

O militante comunista é acompanhado por Filipe Carvalhal, que encabeça a lista à Assembleia Municipal. Nuno Vaz é o mandatário concelhio.

Foi no passado dia 14 de Julho, pelas 18 horas, com a participação de Octávio Augusto, da Comissão Política do Comité Central do PCP e Miguel Martins, da Comissão Executiva do Partido Ecologista “Os Verdes”, que foram apresentados os primeiros candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Nelas, perante a presença de activistas da CDU do concelho de Nelas.

Discurso do Candidato Manuel Guedelha :

A Confiança na CDU!

É Semente, para NELAS Diferente!

Caros camaradas, companheiros e amigos,

Antes de mais gostaríamos de saudar o Octávio Augusto da Comissão Política do PCP, o Miguel Martins, Membro da Comissão Executiva do PEV, à comunicação social aqui presente, e saudarmos igualmente todos os presentes nesta conferência de imprensa para a apresentação dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Nelas.

  A CDU sendo obviamente um projeto coletivo, uma força com uma intervenção distintiva na representação dos interesses populares, com um percurso de incansável defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo, uma voz e acção permanentes contra todas as tentativas de retirar direitos, empobrecer as populações, negar os investimentos necessários ao desenvolvimento do concelho.

 Entendemos as eleições como um ato nobre da vida democrática, mas não um fim em si mesmo, nem reduzimos a intervenção dos cidadãos unicamente ao voto. Por isso na CDU, tal como intervimos no passado, vamos continuar a trabalhar na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas do concelho indo ao encontro às suas preocupações e seus anseios.

 Neste ato eleitoral, tal como em eleições anteriores relegam sempre a nossa candidatura para um papel secundário. Mas esquecem-se que mesmo sem eleitos na Câmara e só um eleito na Assembleia Municipal qual foi a força política que mais trabalho desenvolveu e mais oposição critica, mas positiva fez a este executivo camarário? A resposta é clara os partidos que integram a CDU.

 Nestas eleições como é habitual vamos ouvir as outras candidaturas a apelar ao dito voto útil: Votar na CDU é um voto desperdiçado, a CDU nunca vai ganhar, nunca chegam lá. A tanta utilidade do voto nestas candidaturas traduz-se muitas vezes em opções e políticas inúteis que em nada correspondem às necessidades das populações. Sabemos que o presidente da Câmara e da junta de freguesia sai da força política mais votada, mas as eleições não são somente para eleger o presidente, mas também para a restante composição do executivo e as assembleias.

O voto na CDU é um voto de confiança, como demonstra o trabalho realizado neste mandato pelo eleito da CDU Manuel Fonseca na Assembleia Municipal de Nelas onde intervindo nos períodos antes da ordem do dia apresentou moções, recomendações, saudações, e, sobretudo onde levantou questões sobre problemas do concelho que as populações nos faziam chegar.

Não queremos de deixar de salientar intervenções como a recomendação ao executivo da Câmara para proceder ao arranjo do Apeadeiro da Lapa do Lobo, a criação de um Observatório Ambiental Permanente Concelhio, o apoio à luta dos mineiros da Urgeiriça pela aprovação do projecto de lei que contemplava o direito a indeminização por morte ou doença a ex-trabalhadores da ENU na Assembleia da república, Pela Construção do IC 37 e a conclusão do IC 12, questões sobre o estado de abandono pelo município das povoações tal como Caldas da Felgueira, São João Monte, Póvoa St. António, Bairro da Cerca de Nelas, Santar, Lapa do Lobo, Urgeiriça.

Também foi a CDU que mais lutou contra o mau estado ambiental do concelho, através de inúmeras perguntas na Assembleia Municipal e na Assembleia da República através dos deputados do PCP e do PEV.

Intervimos na questão do estado da saúde com perguntas na Assembleia da república, intervimos questão da Habitação Social, insurgimo-nos contra o uso abusivo por parte do Presidente da Câmara do Boletim Municipal em prol do seu eleitoralismo, na defesa da água pública, intervimos contra a forma de descentralização pretendida pelo governo para os municípios, contra a privatização da recolha do lixo e resíduos sólidos, e pela reposição das Freguesias extintas no Concelho pelo governo PSD/CDS.

Não queremos de salientar a luta que a população da Lapa do Lobo iniciou e que ainda não se concluiu pela reposição dos horários de paragem nesta localidade dos comboios regionais com destino e regresso de Coimbra. Luta que desde o início apoiámos como continuaremos a apoiar por ser uma reivindicação justa desta freguesia.

 Este é um ato eleitoral em que as pessoas escolherão a continuidade ou a diferença. As candidaturas já apresentadas representam a continuidade, não fossem candidatos que já passaram pela governação deste Município e cujos resultados estão à vista.

– Continuidade na desigualdade a gerir território do município – A maioria dos lugares do concelho, sobretudo as de pequena dimensão, foram esquecidas e deixadas ao abandono pelo município contribuindo também para o seu despovoamento;

 – Continuidade de caminhos e estradas em estado de degradação sem que perspetive a manutenção da rede viária e respetiva drenagem de águas pluviais;

 – Continuidade na falta de transporte públicos sobretudo ao fim de semana;

 – Continuidade a negligenciar o património histórico e cultural.

   – Continuidade no comodismo relativamente às dificuldades da população no acesso aos serviços de saúde.

 Caros amigos

Desde já, estando ainda numa fase embrionária do manifesto queremos aqui deixar aqui a diferença, algumas linhas e compromissos da Coligação Democrática Unitária, para o concelho de Nelas:

 1 – Queremos marcar a diferença com uma Câmara Municipal ao serviço dos munícipes, incentivando e aprofundando a participação das pessoas ao invés de bloquear a sua participação como hoje se verifica nas reuniões públicas da Câmara Municipal;

 2- Queremos marcar a diferença uma gestão eficiente dos recursos e dinheiros públicos passando desde logo por gerir bem o seu maior recurso: o território;

 3 – Queremos marcar a diferença melhorando as acessibilidades e a rede viária, nomeadamente no interior das povoações, exigir mais acessibilidade em transportes públicos e a sua regularização, promover a acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida;

 4- Queremos marcar a diferença lutando por melhores serviços de saúde para as populações. Hoje do centro de saúde praticamente só resta o edifício;

 5- Queremos marcar a diferença disponibilizando os meios e as condições necessárias para que as pessoas, nomeadamente os mais jovens possam praticar atividades desportivas, artes e desenvolver outras atividades culturais;

 6 – Queremos marcar a diferença defendendo a nossa agricultura, os pequenos agricultores e a nossa floresta incentivando o consumo local e produção local;

 7- Queremos marcar a diferença zelando pela qualidade ambiental e pela defesa dos recursos hídricos;

 8- Queremos marcar a diferença com mais segurança rodoviária, mais segurança ambiental, segurança de bens e pessoas, sem nunca esquecer a segurança alimentar.

  • – Queremos marcar a diferença na valorização integrada do Património Histórico e Cultural, em colaboração com os concelhos vizinhos;

10 – Queremos marcar a diferença com a introdução do conceito de Gestão Participada, com intervenção directa da população e dos agentes económicos, educativos, associativos e culturais na elaboração dos orçamentos e planos plurianuais de investimento.

11 – Comprometemo-nos no próximo mandato reverter o processo de extinção das freguesias da Aguieira e de Moreira desde que seja o desejo das suas populações.

 Caros amigos

 A força da CDU resulta do verdadeiro envolvimento junto das populações, na apresentação de soluções e alternativas para o desenvolvimento local. Com um forte apoio na mobilização de cada um e demais amigos e companheiros, é possível acreditar no projeto que a CDU tem para realizar em Nelas, no distrito e no país.

 É com confiança, que a CDU avança para as próximas eleições autárquicas, contando com a ajuda de todos que pretendam continuar a construir Abril.

E só com o reforço da CDU é que Nelas sentirá a diferença de governação.

 Viva Concelho de Nelas, Viva a CDU.