Movimento Carregal Positivo visita instalações do Centro Social Professora Elisa Barros Silva

Na sequência do pedido efectuado pelo Grupo de Trabalho de Saúde e Bem-Estar do Movimento Carregal Positivo as três maiores instituições sociais do concelho de Carregal do Sal, obtivemos resposta da Fundação José Nunes Martins de Oliveira do Conde, que disseram que iam agendar visita e estamos à espera há mais de um mês, e do Centro Social Professora Elisa Barros Silva, que nos recebeu no passado sábado , dia 1 de Julho. Ainda não recebemos qualquer tipo de resposta da Santa Casa da Misericórdia do Carregal do Sal, mas vamos continuar a insistir.
Assim, no passado dia 1 de Julho (sábado) o Carregal Positivo teve a oportunidade de visitar o Centro Social Professora Elisa Barros Silva, em Cabanas de Viriato, acompanhados pelo Sr.º Engenheiro Ricardo Seabra, Vice Presidente da Direcção, e pela Dª Isabel Gomes, Chefe de Serviços..
Iniciámos a visita na Unidade Residencial Aristides de Sousa Mendes, a mais recente estrutura residencial do Centro, inaugurada em 2016, com 40 quartos (20 individuais e 20 duplos) e que, neste momento, alberga cerca de 50 utentes.
Para além do edifício/sede que alberga mais 32 Utentes, existe uma creche designada por “Jardim dos Pequeninos”, cuja capacidade total é para 66 crianças e acolhe, neste momento,
mais de 30, dos 3 meses aos 3 anos de idade. A creche anexa aos referidos equipamentos, permite promover o convívio entre diferentes gerações.
No decurso da visita, primeiramente, comunicámos a nossa candidatura as próximas eleições autárquicas, representando o Bloco de Esquerda, perante a maior parte dos utentes e conversámos sobre as suas sugestões e necessidades, o afastamento entre a população jovem e a mais velha e o estigma do que é a “velhice”.
É notória a organização e higiene das condições físicas do Centro Social Professora Elisa Barros Silva, onde a preocupação com o conforto e o bem-estar são as prioridades.
Os serviços prestados por esta equipa multidisciplinar abrangem diversas necessidades: um fisioterapeuta, um dietista, um cabeleireiro/esteticista, um psicólogo, dois animadores sócio educativo, quatro enfermeiros e prestação de serviços médicos por quatro médicos e quatro enfermeiras.
Além disso, são dinamizadas viagens colectivas a eventos culturais ou feiras e a realização de uma missa religiosa quinzenal.
No princípio deste ano, o Centro Prof.ª Elisa Barros Silva acolheu um casal de refugiados sírios, acompanhados da filha, que conviveram com a restante comunidade durante o período de 2 meses e que continuam a ser integrados numa sociedade em que a realidade é tão diferente da do seu país de origem.
Igualmente, está a decorrer uma Campanha Solidária de apoio às vítimas afetadas pelo incêndio de Pedrógão Grande, em que apelam ao donativo de vários bens necessários.
Decorre também este ano mais um Programa de Voluntariado – Verão, direccionado para jovens dos 13 aos 16 anos, com inscrições abertas até dia 7 de Julho, de forma a aproximar os adolescentes da população idosa.
Em suma, o Movimento Carregal Positivo agradece não só a hospitalidade com que os responsáveis pelo Centro Social Professora Elisa Barros Silva nos receberam, como também a possibilidade de visitar livremente e com transparência as suas instalações. Que sirva de exemplo para as demais Instituições Sociais do concelho de Carregal do Sal!
Carregal Positivo