IPV : Alunos premiados internacionalmente e Viseu tem novos roteiros turísticos

Alunos de APM premiados uma vez mais em concurso internacional

HYPERLINK “HTTP://WWW.REGGAEPOSTERCONTEST.COM/2016-WINNERS/” \T “_BLANK” 2016 WINNERS | INTERNATIONAL REGGAE POSTER CONTEST

Dois alunos do 3º ano do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (ESEV|IPV) figuram entre os vencedores do concurso International Reggae Poster Contest (IRPC).

Agostino De Giorgio e Catarina Duarte foram dois dos vencedores de um concurso internacional que visava celebrar a cultura positiva do “Reggae Internacional”, destacando a globalização do Reggae e o impacto que a sua mensagem possui.

Neste momento, os seus trabalhos podem ser visualizados no website oficial do evento (http://www.reggaepostercontest.com/2016-winners/), juntamente com os restantes vencedores originais de outros países, como Brasil, China, México, Indonésia, Canadá, entre outros. Em Portugal destacaram-se quatro projetos, sendo dois deles dos alunos da ESEV|IPV, que foram entretanto contactados pela organização para que voltassem a enviar os seus projetos com o intuito de os expor numa galeria.

Os trabalhos de Agostino De Giorgio e Catarina Duarte, intitulados, respetivamente, “Rastafari Lion” e “Our songs are our Souls”, foram desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular Design de Comunicação II do primeiro semestre do ano letivo em curso, sendo a submissão do projeto uma das etapas de avaliação.

A produção dos seus postéres passou pela inspiração nas cores da bandeira da Jamaica, pelo estilo Rastafari e pelo leão, que é o símbolo deste país.

Os trabalhos dos alunos foram desenvolvidos no âmbito de um projeto curricular do curso de Artes Plásticas e Multimédia (APM) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Considerando como mais-valia estratégica com vista a uma formação de excelência a realização de projetos em contexto real, a Área Disciplinar de Educação Visual da ESEV tem procurado envolver os alunos em diferentes atividades, de entre as quais se destaca a participação em concursos internacionais destinados a estudantes do ensino superior e a jovens licenciados. Estas participações têm permitido aos discentes conhecer os trabalhos realizados pelos seus pares e desenvolver as suas competências, realizando, em simultâneo, trabalho de qualidade acrescida no âmbito de algumas das disciplinas do curso de APM, como é o caso de Design de Comunicação, conciliando a formação artística com a formação na área das tecnologias da informação e da comunicação. O Instituto Politécnico de Viseu, a Escola Superior de Educação e o curso de Artes Plásticas e Multimédia parecem estar pois no caminho certo, dotando os seus alunos de uma formação de excelência.

Para a docente da disciplina de Design, professora Paula Rodrigues, “participar nestes certames tem sido simultaneamente uma opção estratégica que envolve bastante trabalho de preparação, um desafio e uma experiência gratificante”.

Viseu, 26 de maio de 2017

Catarina Rodrigues • Aluna de PRP em Estágio no IPV

HYPERLINK “mailto:crodrigues@pres.ipv.pt” crodrigues@pres.ipv.pt

VISEU TEM NOVOS ROTEIROS TURÍSTICOS

Alunos do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV|IPV) desafiam os turistas e residentes a (re)visitar a cidade, no Ano Oficial para Visitar Viseu.

Estão a nascer novas formas de descobrir a cidade de Viseu. Alunos da licenciatura de Turismo estão a desenvolver novos e diversificados itinerários turísticos com o objetivo de mostrar Viseu como um destino turístico de excelência no “Ano Oficial para Visitar Viseu”. Destinados a públicos diferenciados, os onze roteiros turísticos foram pensados para residentes e turistas e serão testados já a partir do final de maio com público real.

Numa vertente cultural, e para os amantes do património da nossa cidade, os alunos propõem três roteiros: “Viseu tem História de Judeus”, a realizar no dia 29 de maio às 09:30h (saída Praça D. Duarte), que tem como objetivo mostrar as tradições judaicas e o contributo deste povo para a cidade; “Viseu em Azulejos”, no dia 31 de maio, às 15:00h (saída Rossio), pretende mostrar os lindíssimos painéis de azulejo que revestem a nossa cidade e as histórias que contam; o roteiro “Casas Brasonadas”, no dia 6 de junho, pelas 15:30h (saída Rossio), que pretende dar a conhecer as belíssimas casas brasonadas do centro histórico e as fantásticas histórias dos seus habitantes.

Com objetivos pedagógicos existem vários itinerários para o público mais jovem. Através de um Peddy Paper, no dia 31 de maio, 17:00h (saída Rossio), será possível (re)descobrir a cidade de uma forma divertida. Este itinerário consiste num jogo de pista que permitirá aos jovens aprender mais sobre a história da cidade, os seus monumentos e locais turísticos.

Especialmente pensados para as crianças, existem quatro roteiros que farão parte das comemorações do Dia da Criança, no dia 1 de junho. Da parte da manhã, a partir das 10:00h, as crianças poderão fazer o “Roteiro da Água” (saída Casa da Ribeira) para aprender histórias e tradições associadas à água: as fontes dos namorados e a história de um Amor de Perdição, as tradições associadas ao Rio Pavia, tudo isto enquanto aprendem a importância e as formas de preservação deste bem tão essencial. Também da parte da manhã (saída às 10:00h, do museu Almeida Moreira/Casa do Miradouro) as crianças poderão desenvolver o seu lado mais artístico com um itinerário de “Street Art”, onde poderão criar as suas próprias obras de Arte. Da parte da tarde (a partir das 14:00h), será explorada a aventura da ecologia na Quinta da Cruz com a “Caça à Natureza” e “Jardins Lúdicos”, iniciativas que pretendem sensibilizar as crianças para a proteção dos espaços verdes e reciclagem através de jogos e caças ao tesouro num dos espaços verdes da cidade.

O lado mais misterioso da cidade será explorado numa “Ghost Tour…”. Neste roteiro, no dia 2 de junho, sexta-feira à noite (saída do Jardim das Mães, às 22:00h), os participantes podem descobrir as lendas e mitos de diversos edifícios do centro histórico, associados a figuras etéreas e sobrenaturais.

Para o público sénior, os alunos de Turismo propõem dois itinerários no dia 3 de junho, sábado, na parte da manhã: “Ruas com História” é um roteiro que permitirá percorrer a história das ruas mais antigas da cidade. Os participantes poderão relembrar os espaços e as histórias de edifícios emblemáticos das ruas do Comércio, Rua Direita, Rua Formosa, entre outras (saída Rossio às 10:00h). “Viseu D´Avós” convida o público sénior a partilhar as brincadeiras e modos de vida das suas infâncias com os mais novos. Avós e netos terão por momentos a mesma idade, na partilha de brincadeiras e histórias nas margens do Rio Pavia (encontro Casa da Ribeira às 10:00h).

Este projeto surge no âmbito das unidades curriculares de Geografia e Itinerários Turísticos, História de Arte e Cultura e Comunicação e Promoção Turística, lecionadas aos alunos da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Ao mesmo tempo que se divulga a cidade como um destino turístico diversificado, este projeto cria uma relação de maior proximidade do Instituto Politécnico de Viseu com as entidades públicas e privadas da região, beneficiando os alunos com uma experiência real no terreno.

A iniciativa conta com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Câmara Municipal de Viseu.

Viseu, 26 de maio de 2017

Cláudia Seabra | Docente da ESTGV • IPV

HYPERLINK “mailto:cseabra@estgv.ipv.pt” cseabra@estgv.ipv.pt

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies