Fábrica Alemã cria 500 postos de trabalho em Tondela

Empresa chegou a contactar a Câmara Municipal de Nelas, mas acabou por optar por Tondela

A fábrica do grupo alemão Eberspaecher, que está a ser instalada no concelho de Tondela, vai começar a laborar em julho e será inaugurada no final de setembro, disse hoje o presidente da autarquia local, José António Jesus.

“A unidade da Eberspaecher, que representa um enormíssimo investimento em Tondela, encontra-se atualmente em fase de instalação de máquinas e equipamentos. Em julho, começa a laborar e, em setembro, estará em plena atividade”, revelou.

O grupo alemão Eberspaecher está a instalar na Zona Industrial do Lagedo, no concelho de Tondela, uma fábrica de tecnologia de escape, num terreno com uma área de 11,5 hectares.

De acordo com José António Jesus, a inauguração desta unidade da Eberspaecher está agendada para o dia 28 de setembro, tendo a data sido agendada “antes de serem marcadas as eleições autárquicas” para o dia 01 de outubro.

“Disse numa sessão da Assembleia Municipal que alguns diriam que tinha sido uma maldade do presidente da Câmara marcar esta inauguração para esta data, mas a empresa já tinha marcado esta data antes de serem marcadas as autárquicas”, acrescentou.

O autarca de Tondela informou que muitos dos colaboradores desta unidade “já estão integrados, a fazer formação”, estimando-se que até final do ano sejam criados mais postos de trabalho do que o previsto.

“Estão previstos 500 postos de trabalho até 2020 e arrancaria este ano com 120, mas todos os números apontam para que se aproxime dos 150 postos de trabalho até dezembro deste ano”, referiu.

A Eberspaecher é a quarta grande empresa do setor automóvel a instalar-se no concelho de Tondela, depois da Huf Portuguesa, Avon e Brose.

“Até 2020 teremos mais de 1.700 postos de trabalho só no setor automóvel, nestas quatro empresas”, concluiu.

A unidade de Tondela da Eberspaecher irá fornecer componentes de ‘Hot-End’ e ‘Cold-End’ para veículos a gasóleo e gasolina, a fábricas de construtores de automóveis europeus em Espanha, Portugal e no norte de Marrocos. Isto inclui sistemas de escape completos, filtros de partículas de gasolina e catalisadores.

A Eberspaecher é um dos líderes mundiais de desenvolvimento e fornecimento de sistemas para a tecnologia de escape, aquecedores para veículos e sistemas de ar condicionado para autocarros.

É também um parceiro inovador da indústria automóvel na área dos sistemas de ar condicionado para veículos especiais e na eletrónica automóvel.

Os clientes são quase todos os construtores de veículos de passageiros e comerciais europeus, norte-americanos e, cada vez mais, asiáticos.

In : Jornal do Centro