Projeto QCLASSE do Politécnico de Viseu visa apoiar a investigação do Queijo Serra da Estrela DOP

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (ESAV), teve recentemente aprovado o projeto QCLASSE, no âmbito do concurso 02/SAICT/2016 (Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica) “Caracterização e Valorização da Autenticidade QSE DOP e sua vocação para a Promoção da Saúde”.

O projeto QCLASSE está associado à caracterização e valorização da autenticidade e tipicidade do Queijo Serra da Estrela DOP, através de um conhecimento pormenorizado do padrão de qualidade dos seus ingredientes, o leite de ovelha das raças autóctones, o cardo e o sal.

O queijo Serra da Estrela (QSE) assume na Região Centro um papel de relevo na apelidada economia de base rural, fruto de características nutricionais e sensoriais únicas que devem ser valorizadas sob ponto de vista de promoção de saúde e bem-estar.

Pretende-se com esta ação selecionar perfis de coagulante vegetal (Cynara cardunculus), devidamente padronizados e com qualidade alimentar, caracterizar a diversidade e evolução do perfil de leite em termos físico-químicos e microbiológicos e avaliar as características sensoriais e nutricionais obtidas no queijo como produto final, com destaque aos ingredientes funcionais que o podem tornar num alimento com características de valorização nutricional e promoção de saúde.

Este projeto foi submetido em copromoção com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, o Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto Politécnico de Coimbra, para além de parceiros estratégicos importantes como a Estrelacoop e queijarias como a Casa de Arais, Casa da Ínsua e Queijaria de Germil.

O desenvolvimento do QCLASSE foca-se, na sua maioria, em investigadores pertencentes à ESAV. Dimensionado para 18 meses, o projeto pretende demonstrar a sua importância pela transmissão do conhecimento científico e know-how para a comunidade produtora de QSE e também para a compreensão dos seus potenciais benefícios nutricionais para a saúde.

Viseu, 5 de abril de 2017

Maria João Lima | Docente da ESAV • IPV

HYPERLINK “mailto:mjoaolima@esav.ipv.pt” mjoaolima@esav.ipv.pt

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies