ESAV no XIII Congresso Hospital Veterinário Montenegro e VII Congresso de Enfermagem Veterinária

O corpo docente e discente da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) marcou presença no XIII Congresso do Hospital Veterinário Montenegro e VII Congresso de Enfermagem Veterinária, que decorreu no passado fim de semana, dias 18 e 19 de fevereiro, no EuroparqueCentro Cultural e de Congressos, subordinado ao tema “Patologias Cardiorrespiratórias sem segredos”. Este evento, que é já uma marca de sucesso no norte do país, voltou a reunir um painel de oradores de irrepreensível qualidade científica, com comunicações apelativas que permitiram a todos uma atualização de conhecimentos das principais condições cardiorrespiratórias no cão e no gato.

O Congresso Hospital Veterinário do Montenegro é um dos maiores eventos científicos na área da Medicina Veterinária em Portugal e contou com mais de 2500 congressistas (mais de 500 enfermeiros veterinários ou estudantes da licenciatura de Enfermagem Veterinária) e um programa de elevado nível científico. O certame contou com a presença de oradores nacionais e estrangeiros, que brindaram os presentes com excelentes apresentações sobre técnicas de diagnóstico e protocolos de enfermagem, que certamente contribuirão para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos animais de companhia.

A edição do CHVM deste ano contou ainda com um concurso de ideias, o “StartUp Montenegro”, que visava distinguir ideias empreendedoras na área da Medicina Veterinária, a partir das quais pudessem ser criadas novas empresas ou modelos de negócios. Nesta edição, esteve a concurso uma equipa de ex-alunas da ESAV, Annabella Marques e Cátia Simões, com o seu projeto “Candies for friendlies”, que foi muito elogiado.

É ainda de salientar o importante prémio ganho pela estudante do 2º ano de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Viseu, Joana Rodrigues, que lhe dará a oportunidade de realizar um estágio num dos mais importantes Centros de Oncologia Veterinária de referência do Reino Unido: Dick White Referrals. Este prémio projetará, uma vez mais, a nível internacional, o curso de Enfermagem Veterinária da ESAV, os seus alunos e diplomados, atualmente já muito procurados pelos CAMVs daquele país, após a obtenção da acreditação europeia da ACOVENE (Accreditation Committee for Veterinary Nursing Education), em 2014. Em 2015 o mesmo prémio foi atribuído à Enfermeira Rita Gravato, licenciada pela ESAV que, posteriormente, ficou a trabalhar no Reino Unido.

Foi com uma enorme honra que, uma vez mais, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu esteve presente, com os seus alunos, ex-alunos e docentes. Para além de participar com comunicações orais, a ESAV esteve representada na presidência das mesas do Congresso de Enfermagem Veterinária, tendo ainda colaborado com a organização na elaboração do programa científico e na escolha dos oradores.

Viseu, 23 de fevereiro de 2017

Carmen Nóbrega | Docente da Escola Superior Agrária de Viseu – IPV

cnobrega2@gmail.com

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies