Bombeiros de Canas de Senhorim celebraram o seu 86º aniversário

No passado dia 5 de Fevereiro assinalou-se o 86º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim.

A data da celebração (a AHBVC foi formalmente constituída a 12 de Janeiro), ligeiramente mais tarde do que é habitual, deveu-se a atrasos verificados nas obras de requalificação que o Quartel/Sede sofreu, obras essas de mais de 50 mil euros e totalmente suportadas pela AHBVCS, através de uma garantia bancária exercida.

Para o assinalar escolheu-se um programa simples que se iniciou com o hastear de bandeiras e onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Nelas. Seguidamente romámos ao cemitério, para homenagear todos os bombeiros, sócios e directores falecidos.

Depois da eucaristia, com o Padre Jorge Carvalhal Pinto, teve lugar a uma Sessão Solene tendo a mesa de honra sido constituída pelas seguintes entidades:
– Presidente da Assembleia Municipal, Prof. António Borges;
– Representante da LBP, Cmdt. José Requeijo;
– Representante da ANPC e CODIS, Cmdt. Miguel Angelo David;
– Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Dr. José Amaro;
– Presidente da Assembleia Geral da AHBVCS, Dr. Pedro Polónio;
– Presidente do Conselho Fiscal da AHBVCS, Dr. Manuel Alexandre Henriques;
– Presidente da Direcção da AHBVCS, Dr. Alexandre Borges;
– Comandante do Corpo de Bombeiros, Cmdt. João Rodrigues.

Estiveram ainda presentes os seguintes entidades
– 3 Vereadores da Câmara Municipal de Nelas (Adelino Amaral, Artur Jorge Ferreira, Manuel Marques);
– Presidentes de Junta da AAP de Canas de Senhorim;
– Directores e elementos do Comando das AHBVC/CB de Bombeiros Nelas, Bombeiros Cabanas de Viriato, Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, Bombeiros Lagares da Beira, Bombeiros Voluntários de Sátão, Bombeiros Voluntários de Tondela e Bombeiros Voluntários de Tarouca;
– Representantes dos núcleos culturais da Associação – Biblioteca José Adelino e Núcleo Filatélico e Numismático;
– Antigos presidentes dos diversos órgãos e antigos comandantes;

Das intervenções feitas, de felicitações por mais um aniversário, ressalva-se a preocupação manifestada pelo representante da LBP quanto à criação de EIPs em ambos os CB’s do Concelho de Nelas, já que quer AHBVs quer CM já manifestaram por diversas vezes vontade em que isso aconteça.

Foram expressos agradecimentos a todos os bombeiros do CB, dirigentes e sócios e, tendo em conta a circunstância, louvados de forma especial todos os que pertencem ao Quadro de Honra da Instituição e a antigos dirigentes da Associação. Foram expressos agradecimentos ao Município de Nelas pelo apoio expressivo prestado a ambas as Associações do Concelho e ainda pelo que tem programado para apoiar em 2017. Foram igualmente relevados os inestimáveis apoios prestados ao longo do ano por empresas e cidadãos – que não sendo bombeiros nem directores não deixam de ajudar no que podem – que com manifesto altruísmo ajudam a Instituição. Os exemplos mais expressivos são a Fundaçao Lapa Do Lobo, Patinter SA , Movecho, Officelan Lda, Borgstena Textile, Maralgopi, Purever Tech, Aquinos, Topac, Caldas da Felgueira Termas e SPA, Hotel Urgeiriça.

A celebração terminou com um almoço no Restaurante Ze Pataco

FONTE : Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim (https://www.facebook.com/bombeiroscanas/?fref=ts)

This slideshow requires JavaScript.