De acordo com o autor, a obra centra-se “numa mulher, Isabel, que deseja libertar-se de um casamento de abusos e medo, mas também é sobre a opressão e a violência exercidas por uma sociedade patriarcal, a nossa sociedade, que ainda olha a diferença com desconfiança e procura segregá-la com a imposição de normas”.
A acompanhar Samuel F. Pimenta, vão estar cinco mulheres que o próprio descreve como “mulheres distintas e perfeitas para a apresentação deste livro”: Ana Simão, Eugénia Frazão, Filipa do Carmo, Helena Nogueira, Susana Ribeiro e Vera Hoshi.
“Iluminações de uma Mulher Livre” é o sexto livro de Samuel F. Pimenta, e foi escrito no âmbito da Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura, que o escritor ganhou em 2015, e que permitiu a realização de uma residência literária em Pinheiro (Carregal do Sal.
“A residência literária em Pinheiro, que é a aldeia do meu avô materno e da minha mãe, foi uma experiência de grande impacto para mim”, refere o escritor natural de Alcanhões, no concelho de Alcanhões, que diz ter tido a oportunidade de “conversar com a população local e acompanhar de perto os seus hábitos diários”
Foi uma das lendas da aldeia, talvez uma das mais antigas, que serviu de inspiração para o livro, explica.