PSA Mangualde produziu em 2016 cerca de 50 mil veículos e avança para a fábrica do futuro

Em Comunicado de Imprensa que fez chegar à nossa redação, a maior empresa do distrito e maior do setor automóvel em Portugal, explica a estratégia para operar a quarta revolução industrial na unidade fabril de Mangualde, assente em sistemas robóticos inteligentes (robôs colaborativos), sistemas avançados de inspeção e rastreabilidade (visão artificial), sistemas autónomos de movimentação, fábrica digital e fábrica do futuro (baixa cadência e alta diversidade) :

No lançamento da estratégia para a Indústria 4.0, a PSA Mangualde apresentou ao Primeiro-Ministro, António Costa, o projeto que acelera a transformação industrial e digital da fábrica.

Em 2015, a PSA Mangualde começou a introduzir no seu processo produtivo os conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. A partir daqui, o projeto de inovação nunca mais parou.

Desde Abril de 2016, associou-se ao Governo, integrando o Comité Estratégico da iniciativa Indústria 4.0 para definir estratégias e identificar soluções para ajudar a colocar Portugal na rota da Quarta Revolução Industrial.

Ontem, em Leiria, na apresentação desta estratégia, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, salientou como uma das iniciativas mais emblemáticas o projeto da PSA Mangualde.

Esta iniciativa, com um investimento estimado de 12 milhões de euros, será desenvolvida em consórcio com três universidades e cinco parceiros tecnológicos, assente nos seguintes eixos: sistemas robóticos inteligentes (robôs colaborativos), sistemas avançados de inspeção e rastreabilidade (visão artificial), sistemas autónomos de movimentação, fábrica digital e fábrica do futuro (baixa cadência e alta diversidade).

O projeto está em fase final de aprovação e vai desenvolver tecnologias e soluções que vão configurar o início da transformação inteligente da fábrica, a indústria 4.0. O principal objectivo será aumentar a flexibilidade e competitividade desta unidade de produção automóvel do Grupo PSA, para receber o novo veículo em condições de ainda mais alta performance industrial.

Sobre a PSA Mangualde

O Centro de Produção PSA em Mangualde pertence ao Grupo PSA e é responsável pela produção dos modelos Peugeot Partner e Citroën Berlingo. Em 2016 fabricou 49 700 unidades, aumentando a sua produção 6,5%, face ao ano anterior. Neste momento, com 55 anos de história e mais de 1 milhão de veículos produzidos, está a preparar-se para receber a próxima geração de veículos comerciais ligeiros do segmento B-VCL, que iniciará a produção em 2018.