Câmara de Nelas : Obras para Loja do Cidadão em Nelas e recuperação de fossas sépticas arrancaram

Foi assinado no dia 11 de janeiro 2017, o auto de consignação que marca o arranque da obra da Loja do Cidadão de Nelas, um projeto co-financiado pelo Portugal 2020, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, financiamento garantido no novo quadro comunitário de apoio (Centro 2020 – Programa Operacional do Centro – Eixo prioritário: Reforçar a Capacitação Institucional das Entidades Regionais “Capacitar”, preconizado no âmbito do Programa Aproximar), adjudicado em concurso público à Empresa “Irmãos Almeida Cabral, Lda” pelo valor total de 239.200,01euros (+IVA), orçando a obras e serviços para instalação em valor superior a 350.000€.

A futura Loja do Cidadão de Nelas a instalar no edifício onde se encontra também atualmente o ABC e onde funcionou a Biblioteca Municipal, no encontro da Rua Gago Coutinho com a Praça do Município, vai ser sujeito a obras de reabilitação e adaptação, e aloja a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., a Autoridade Tributária (AT) e Aduaneira e o Instituto da Segurança Social, I. P. (SS), e ainda um novo Espaço do Cidadão da Câmara de Nelas, continuando, realça-se, a Repartição de Finanças de Nelas a prestar o serviço que hoje presta mas num espaço renovado de 150 m2 e para sete postos de trabalho, assim como a Segurança Social, num espaço de 100m2 e para cinco postos de trabalho. “Mantém-se, portanto, ambos os serviços públicos para os munícipes de Nelas, com condições reforçadas e até com expectativas renovadas no número de funcionários, já que, na definição dos postos de trabalho da AT, e da SS, foi indicado um número superior ao que hoje verificamos em cada uma desta repartições públicas abertas em Nelas”, refere a autarquia em nota que fez chegar à nossa redação.

19 fossas sépticas estão a ser requalificadas em Senhorim

A Câmara Municipal de Nelas deu início à requalificação das fossas sépticas do Concelho, que não serão desativadas com a construção das novas sete Etar´ss, já aprovadas pelo Programa Portugal 2020. As primeiras 19 a ser requalificadas, situam-se nas localidades dispersas de toda a Freguesia de Senhorim.

“O investimento total é de 125.000€ mais IVA, sendo este montante suportado pela Endesa/ Hidromondego no âmbito das compensações de Girabolhos.As obras serão executadas pela empresa Irmãos Almeida Cabral Ambiente e acompanhadas e fiscalizadas pela Endesa e pela Câmara de Nelas, consistindo no essencial na remoção parcial das lamas, desmatação, vedação e cobertura com material apropriado e ainda com instalação de estrutura anti cheiro.Depois da requalificação as estruturas de tratamento do saneamento serão garantidas pela Câmara.Trabalha-se assim para que exista um Bom Ambiente conforme compromisso assumido”, declara a edildade em nota que fez chegar à nossa redação.