3ª edição da Feira da Pinha e do Pinhão, Saberes e Sabores de Terras de Carregal do Sal

As pessoas, a sua capacidade empreendedora e os seus valores, alicerçados nos legados que de geração em geração têm sido transmitidos e enriquecidos, são a maior riqueza deste Concelho.
Foi, uma vez mais, alicerçado nestes pressupostos, que a Câmara Municipal abraçou a 3ª edição da Feira da Pinha e do Pinhão, Saberes e Sabores de Terras de Carregal do Sal. Fá-lo, como forma de reforçar todo o trabalho feito e consolidado em edições anteriores, e com o intuito de recordar e dar a conhecer o que em termos endógenos existe neste Concelho que, sendo de pequena dimensão, é enorme na primazia de bem receber.
Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2017, todos os caminhos vão dar a Carregal do Sal! As mostras de artesanato, gastronomia, etnografia, entre outras, vão, por certo, deliciar os visitantes. Hão de ser os produtos sabiamente manufaturados pelos artesãos, os néctares do Vinho do Dão, os licores e a afamada ginja, os doces, os bolos tortos e os pratos típicos, a par do pinhão, ex-libris do certame, per si ou combinado com outras iguarias, a desafiar os visitantes, nomeadamente os mais audazes e atrevidos.
A aposta na nova centralidade da cultura do Pinheiro Manso, desígnio concelhio e regional que o Município de Carregal do Sal implementou e pretende enraizar e consolidar, protagoniza o querer preservar o ambiente, incentivando a adoção de medidas mais amigas e a promoção dos recursos endógenos que hão de ser, também, decisivos no desenvolvimento socioeconómico deste Concelho.
No dia 20 de janeiro (6.ª feira), a Feira abre as suas portas às 18 horas. Com um leque significativo de expositores, mais de uma centena, para todos os gostos e sabores, o certame contará com degustações e animação a cargo do Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, do Torreão de Currelos e dos grupos Kotas à Solta e Sonhos Rotos.
No dia 21 de janeiro (sábado), o certame estará ininterruptamente aberto das 10 horas deste dia às 2 horas da manhã de domingo. As degustações vão continuar a aliciar-nos e a animação estará a cargo do Rancho Infantil Cravos e Rosas, do Grupo de Cavaquinhos e do Grupo Folclórico d’Alegria, todos de Vila Meã, do grupo Viriatus da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e do Grupo de Cordas Contratempo. Às 23 horas, David Antunes, um dos concorrentes do programa da TVI “A Tua Cara Não Me É Estranha”, acompanhado pelo The Midnight Band, abrilhantará este pedaço da noite.
O último dia, com horário das 10 às 23 horas, terá como especial enfoque e atração o Programa da TVI “Somos Portugal”. A Feira encerrará com o Brinde ao Pinhão e com a atuação do grupo Cordas e Cantus da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e do Rancho Folclórico Flores da Beira de Travanca de S. Tomé.
Durante os três dias, o Grupo Art&Manha, com os seus “desaires” e “contratempos” animará os espaços da Feira.
Fica, assim, o convite para se associar à Feira da Pinha e do Pinhão, Saberes e Sabores de Terras de Carregal do Sal.