“A pátria não se discute, a pátria defende-se”

A Guerra Colonial foi o tema central de mais uma grandiosa produção de António e Sandra Leal e os seus ContraCantos

O medo da guerra, a tristeza, a saudade, a incerteza e o luto, foram sentimentos que marcaram indelevelmente a Guerra Colonial. A peça musical “ContraCanto – Do Outro Lado do Mar”, ao embalo de Zeca Afonso, retrata a amargura daqueles que viveram tão devastador período da história Lusitana e dos que emigraram para fugir ao regime totalitário do Estado Novo. “Hoje Portugal já não rasga os mesmos sorrisos que Abril conquistou, mas também já não mergulha na depressão. É um país despertado, que tem um faroleiro que acompanha os caminhos. E este espetáculo é “Zeca a animar a malta”, refere Sandra Leal ,na sinopse do espetáculo em cena no Centro Cultural de Carregal do Sal.

This slideshow requires JavaScript.

Este musical é um grito de desabafo “das dores que Portugal foi calando, desde o tempo da Guerra Colonia”, explica António Leal. “A dor da saudade, a dor da solidão, a dor da morte,do luto,da mutilação de vidas”. “Mas gritamos também a esperança numa geração nova que nasceu na Liberdade de Abril, e mesmo que não conheça as dores de antes, pode seguir em frente com a nossa bandeira. Uma geração que não questiona Portugal, porque ele é e sempre foi o Farol que eles apredenderam a ver”. Porque é “preciso regar o que se semeia”, como enfatizou o faroleiro (José Raposo), assumindo que “a ventania levou a sementeira longe demais”.

Os atores profissionais : José Raposo, Carlos Martins, Joana Leal, Rubem Madureira e Sissi Martins e a cada vez mais madura interpretação dos ContraCanto, escola de artes sedeada na Lapa do Lobo, que tem atraído jovens de toda a região, fizeram desta produção mais uma eloquente demonstração de que o interior tem muito para dar ao país, desde que “bem regado”. É esta “rega cultural” que a Fundação Lapa do Lobo e as autarquias de Nelas e Carregal do Sal têm levado a bom porto, do lado de cá do mar.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies