“Mudar o Mundo a Ler, a Pensar e a Dizer” na Fundação Lapa do Lobo

O Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo terminou mais um ano de programação com uma oficina de leitura encenada, intitulada “Mudar o Mundo a Ler, a Pensar e a Dizer”, orientada pela atriz e encenadora Sónia Barbosa, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro.
A oficina, pensada para público com idades entre os 8 e os 15 anos, contou com a participação de 15 crianças e jovens, que foram desafiados a ler, a pensar e a discutir questões como o ser e o ter: da aparência à essência, da guerra ao diálogo, do dinheiro aos valores, dos super-heróis aos heróis do quotidiano… Todos juntos, (re)inventaram memórias, sonhos e ideias e disseram-nos bem alto e em sussurro.
Esta oficina foi inspirada, entre outras referências, no livro “A Cruzada das Crianças (vamos mudar o mundo)”, de Afonso Cruz. Através do conteúdo, dedicámo-nos ao que as palavras nos querem dizer; através da forma, explorámos a emissão das palavras, a articulação, a projeção, a intenção, a variação, o ritmo, o tom e os sons que elas provocam; através da situação, experimentámos diferentes contextos para dizer as palavras. E, no final, esperemos que tenha resultado um mundo mais feliz…


No último dia da oficina, como tem sido hábito, os pais, familiares e amigos dos participantes foram convidados a assistir a um breve exercício público, durante o qual puderam partilhar o processo de criação, do ponto de vista técnico e do ponto de vista artístico.
Os objetivos pedagógicos desta oficina foram promover a leitura, o livro e a literatura; estimular a leitura expressiva; desenvolver competências criativas e expressivas; promover a reflexão e a discussão sobre temas e problemas.
E, porque todos os dias são bons para “mudar o mundo”, em 2017, regressamos com novos desafios.

Texto e Fotos : Fundação Lapa do Lobo