Convenção Nacional celebrou os 40 anos do poder local em Portugal

Promovida pela ANMP (Associação dos Municípios Portugueses), está hoje a decorrer em Coimbra a Convenção Nacional comemorativa dos 40 anos do poder local democrático, num evento aberto pelo Primeiro Ministro e encerrado pelo Presidente da República.

Os novos desafios do poder local democrático e a apresentação do hino do poder local marcaram a cerimónia.

Uma das principais conquistas de Abril conferiu às populações e comunidades com larga autonomia administrativa e financeira, oportunidades de bem estar e desenvolvimento económico e social.

Nas diversas intervenções voltou a enaltecer-se em geral a boa gestão das autarquias, sendo que o dinheiro gasto pelas autarquias tem maior efeito multiplicador que o gasto na administração central (1 euro de investimento nas autarquias tem o mesmo impacto que 3 gastos pela administração central). Contrariamente ao que muitos fazem constar, reafirmou-se, em matéria de dívida pública 2% são da administração local , cabendo 3% às regiões autónomas e 95% cabem ao poder central.
Numa fase em que se anunciam novas atribuições e competências para os municípios (no ensino, na saúde , na cultura, na proteção civil, no apoio social) impõe-se uma gestão de excelência nas Câmaras e nas Freguesias e, num clima de proximidade que caracteriza o exercício do poder local, impõe-se também cada vez mais ponderar – no país , em todos as autarquias e também na câmara e freguesias em Nelas – e para defesa do bem autonómico do poder local, considerar que perder a memória é perder o futuro.

O Presidente da Câmara, José Borges da Silva, o Presidente da Assembleia Municipal, António Borges e o Presidente da União de Freguesias de Santar e Moreira, Jorge Abreu, como representante eleito dos membros da Assembleia Municipal de Nelas, estiveram presentes, representando o Município de Nelas.

Fonte : CM de Nelas