Carregal do Sal. Ação alertou para os riscos de assaltos e burlas

A Rede Social do Concelho promoveu mais uma ação de sensibilização destinada, de forma particular, aos idosos.
Realizada no Centro Cultural de Carregal do Sal, a ação sensibilizou e alertou os participantes para os roubos e burlas, mais frequentes nesta época do ano, e para os riscos do espaço das nossas casas focada maioritariamente nos riscos de incêndio.
Ana Cristina Borges, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal local, deu as boas vindas a todos e reforçou a necessidade da ação pois “sabemos que, apesar dos alertas constantes, continuam a ser muitos os casos de furtos e burlas e que os mais idosos continuam a ser vítimas e

This slideshow requires JavaScript.

não menos importantes, sublinhou, são os casos de incêndios em habitação com origem em chaminés e/ou lareiras e aquecedores”. Atendendo à época festiva que se aproxima, aproveitou para desejar a todos um Santo e Feliz Natal.
Dinamizada pela Guarda Nacional Republicana, através da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, e pelos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, a sessão ALERTOU que “ A segurança é responsabilidade de todos. Também sua!” por isso há que evitar alguns comportamentos tais como andar com muito dinheiro na carteira; fazer filas em estações de correio ou deixar simplesmente a chave de casa em sítios suspeitos como debaixo de um vaso ou tapete de entrada de casa. A propósito referiu o Programa Chave Direta, disponível de forma gratuita e que se resume a comunicar à GNR quando e quanto tempo se vai ausentar por um período de tempo, por exemplo, para ir passar um fim-de-semana ou férias, havendo, neste caso, por parte das forças de segurança, o cuidado de ir passando pela residência para aferir se tudo está bem.
Depois, coube ao Comandante dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, Miguel Ângelo, alertar os participantes para os riscos existentes no espaço das residências. Lembrou a necessidade de se proceder à limpeza das chaminés no verão; de evitar os tapetes onde podem tropeçar e/ou escorregar; com a colocação de interruptores devendo estes estar ao alcance direto e bastante acessível pelos residentes e a importância de colocar os utensílios de que necessitam na cozinha em móveis de fácil acesso.
No final, tal como tinha sido avançado pela Vereadora, foram distribuídas fitas onde é possível colocar as chaves de casa, nela constando a identificação do Município, os números do Posto da GNR de Carregal do Sal e das duas corporações de bombeiros do Concelho e uma frase: “Com o Município a colaborar, as chaves vou guardar e as autoridades contactar!”

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies