Notícias da Lapa do Lobo por Marco Costa

Festa em honra de Santa Catarina
Realizou-se no fim de semana de 26 e 27 de Novembro, a tradicional festa em honra de Santa Catarina, padroeira da Lapa do Lobo.
As festividades iniciaram-se no dia 26 à noite, com o magusto oferecido pelos mordomos a toda a população. Um serão de convívio, onde se pode saborear as castanhas oferecidas pelos mordomos e provar uma boa pinga da terra.
O ponto alto da celebração foi no domingo, dia 27, com a Eucaristia na Capela de Santa Catarina, que , como é hábito, estava muito bem decorada. Esta celebração teve a participação de um grupo de escuteiros do agrupamento de Canas de Senhorim, que abrilhantaram ainda mais a cerimónia.
Após  a missa, realizou-se a procissão pelas ruas da Lapa do Lobo, com a participação de dezenas de pessoas a acompanharem os andores, que estavam lindamente decorados com vários tipos de flores.
Terminada a procissão e a celebração religiosa, iniciou-se o leilão de vários produtos oferecidos por particulares e entidades da região.
O leilão é sempre um momento muito aguardado e de animação e que geralmente tem boa participação das pessoas presentes.
Os mordomos, Srs. Jorge e António Pinto, que se ofereceram após a recusa dos nomeados do ano passado, estão de parabéns, não só pela preparação desta festividade, mas por o desempenho e dedicação que tiveram ao longo destes meses em prol da comunidade.
Iniciação e Festa do acolhimento da Catequese
Mais um ano de catequese se iniciou neste mês de Outubro. No dia 23 de Outubro realizou-se a Festa do acolhimento ás crianças que iniciam a caminhada da catequese.
Este ano apenas entraram duas crianças no 1º ano , mas a sua alegria e entusiasmo quando receberam ,das mãos do Padre Jorge, o catecismo foi grande., tendo ficado a desfolhar o mesmo durante um bom tempo.
Neste mesmo dia também se realizou a Promessa dos catequistas.
Infelizmente as dificuldades em ter catequistas para todos os anos é enorme., sendo que algumas senhores aceitam assumir mais que uma turma para que a situação não seja ainda pior.
Muitas pessoas vêem a catequese como uma obrigação e não como dizia o Papa João Paulo II “uma educação de fé das crianças e dos jovens”, o que leva a um desinteresse de muitos adultos por esta educação e consequentemente à falta de voluntários para levar os ensinamentos de Cristo ás crianças.
Uma palavra de apreço para estas senhoras, que abdicam de algum do seu tempo e paciência para ensinar ás nossas crianças a palavra de Deus.
Ténis de Mesa da Associação Desportiva camp-tm-6a-je Cultural Lapense
Depois de um inicio de campeonato um pouco aquém das expectativas da equipa lapense, uma vez que nas quatro primeiras jornadas apenas tinham conseguido uma vitória, na 3ª jornada, frente á equipa B do Juventude de Sanguedo (4-0). Após esta vitória, seguiu-se nova derrota com o ARC Ponte Nova por 4-2.
Em todos os jogos realizados, a equipa lapense vinha demonstrando um bom desempenho, perdendo os jogos devido a alguns erros  em alturas fulcrais das partidas, e que nesta competição se pagam caros.
Não se deixando desmotivar, os lobos da Lapa conseguiram obter duas vitórias nos dois últimos jogos realizados, frente ao CCJMadeira por 4-3 e frente ao O. Valadares por 4-2.
Com estas vitórias, a equipa da Associação Desportiva e Cultural Lapense conseguiu dar um salto na classificação afastando-se dos lugares de descida.
O próximo jogo dos lapense é, um derby regional, frente ao CCR Currelos, equipa sensação até ao momento e que conta por vitórias os jogos realizados.
 
Associação Desportiva e Cultural Lapense realiza Almoço de Natal
Depois do sucesso do ano passado, a ADCLapense volta a organizar um almoço de Natal.
O convívio terá lugar no dia 18  de Dezembro na sede da associação.
Quem quiser participar neste almoço de confraternização, poderá fazê-lo inscrevendo-se, até dia 11 de Dezembro, na sede da ADCLapense ou através dos números indicados no cartaz.
Venha celebrar o Natal na Lapa!
A Associação Desportiva e Cultural Lapense deseja a todos os seus sócios e amigos um Feliz Natal e um Próspero 2017 !
Reunião com CP abre boas perspectivas às reivindicações dos Lapenses
A Comissão de Utentes da Lapa do Lobo conseguiu, nas ultimas semanas, vários progressos  para uma solução quanto á reposição de comboios para e de Coimbra e a obras necessárias no apeadeiro.
Numa reunião tida no dia 25 de Novembro entre a Comissão de Utentes e representantes da CP- Comboios de Portugal chegou-se a um consenso que passa por um período de teste em que se irão repor os comboios suprimidos de e para Coimbra. Após esse período de experiência haverá uma análise à utilização desses comboios, por parte da população da Lapa do Lobo, e nessa altura haverá uma decisão final sobre  a manutenção ou não desse serviço na Lapa.
Contudo, esta reposição dos comboios só sucederá após as obras necessárias no apeadeiro da Lapa do Lobo. Obras que a Câmara Municipal de Nelas aceitou custear, mas que necessitam do aval da Infraestruturas de Portugal para a sua realização.
O próximo passo da Comissão de Utentes é a marcação de uma reunião com a Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Nelas para analisarem este processo de modo a ser possível iniciar as obras o quanto antes.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies