Mina da Urgeiriça celebrou ontem com diversas atividades os 101 anos da concessão mineira

Numa organização da Associação da Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça e da Associação dos Trabalhadores das Minas da Urgeiriça, com diversos patrocínios , entre eles o da Câmara Municipal de Nelas, Junta de Freguesia de Canas de Senhorim e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), o dia ficou marcado pela tradicional missa e procissão em homenagem a Santa Bárbara abrilhantada pela Banda Filarmónica de Sto. António de Carvalhal Redondo, a que se seguiu um almoço convívio com cerca de 200 pessoas no restaurante Quinta da Boiça, entre ex mineiros e familiares.

This slideshow requires JavaScript.

O dia contou ainda com a presença nas cerimónias da Sra. Secretária de Estado da Segurança Social, descerrando uma referência aos mineiros na escombreira da denominada Barragem Velha, seguindo-se na antiga garagem do Complexo Mineiro uma conferência acerca da aplicação da Lei 10/2016, lei que concedeu aos ex mineiros e seus herdeiros indemnizações em caso de morte com origem em neoplasias malignas, regime legal de proteção aos ex mineiros cujo caminho foi iniciado pela luta durante 4 anos nas ruas, na Assembleia da República e também nos Tribunais por parte de 9 trabalhadores que não aceitaram o despedimento e as indemnizações que a empresa lhes oferecia sem a publicação do Dec Lei 28/2005, que alargava a proteção em caso de invalidez e velhice do regime dos trabalhadores do fundo de mina do Dec Lei 195/95 ( bonificação de 2,2% na reforma por cada 2 anos de trabalho)a todos os trabalhadores no quadro á data da dissolução da ENU em 2001, regime este que veio a ser depois alargado a todos os ex trabalhadores pela Lei 10/2010, alargando-se também aqui a proteção regular na saúde .

Um dia, pois, repleto de confraternização , regozijo e alegria entre ex mineiros e suas famílias , a que não faltaram as autarquias do Municipios de Nelas ao mais alto nível , sendo a Câmara representada em todas as cerimónias pelos Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal e a Freguesia de Canas de Senhorim pelo seu Presidente da Junta.

Estas comemorações de Sta Barbara ficaram ainda marcadas pela intensa atividade cultural e arte como a peça de teatro “Mina” encenada no local pela Associação Amarelo Silvestre e pela coletiva de pintura ” Uma Mina com Vida” realizada no Balneário dos Ingleses com um dúzia de pintores reunidos pelo artista canense Aires dos Santos, realçando que é sobretudo a vida que se conquistou na mina no passado, no presente e pela qual se lutará no futuro.

Fonte : CM de Nelas

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies