Rede Social do Concelho de Carregal do Sal assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

26 de novembro… Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A Rede Social do Concelho de Carregal do Sal não deixou passar a data em vão e assinalou a efeméride com uma sessão de sensibilização que decorreu na sala 2 do Centro Cultural de Cdsc01914arregal do Sal.
Na abertura da ação, a Vereadora Ana Cristina Borges deu as boas vindas aos participantes e reforçou a necessidade da ação pela pertinência e atualidade pois “todos os dias, os meios de comunicação social noticiam mais um caso de violência doméstica.” Tratando-se de um crime público, “faz todo o sentido alertar e sensibilizar a população em geral para esta questão”.
Conduzida pelo cabo Ricardo Sousa, da Secção de Programas Especiais do Destacamento territorial da GNR de Santa Comba Dão, coadjuvado pela agente principal Maria Matilde Branco, a sessão contou com a presença de meia centena de pessoas, entre as quais alguns presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho, representantes do Agrupamento de Escolas, da Unidade de Cuidados na Comunidade Aristides de Sousa Mendes e de Instituições particulares de solidariedade social do Concelho.
Quem incorre no crime de violência doméstica; quais as punições em caso de maus tratos físicos ou psíquico; tipos de violência doméstica (físico, sexual, psicológico, financeiro, social); enquadramento legal e sanções acessórias e procedimentos da GNR foram os conteúdos abordados pelo militar da GNR que no final permitiu um espaço para debate e exposição de dúvidas.
Porque “Informar é Prevenir”, Ricardo Sousa alertou para o dever de denúncia dos cidadãos perante conhecimento de casos de violência doméstica.