Mangualde na corrida à instalação da Gigafábrica da TESLA

Várias autarquias portuguesas estão a posicionar-se para tentar atrair o mega investimento da Tesla em território Lusitano. A marca norte-americana já reuniu com o Governo português para abordar a possibilidade de instalar no longo prazo a sua fábrica europeia de carros elétricos e baterias em Portugal, conforme adiantou o Jornal de Negócios, revelando que o seu líder Elon Musk pretende escolher Portugal como base para a Europa. Nesse sentido algumas autarquias já mostraram a sua disponibilidade para acolher a fábrica de carros eléctricos e baterias de iões de lítio (Portugal é 5º maior produtor mundial deste mineral).

Segundo o Jornal de Negócios, para além de Torres Vedras e Palmela, também Mangualde, onde está instalada uma das maiores unidades construtoras de automóveis em território nacional (PSA Peugeot Citroen) está empenhada em atrair este investimento.”Nós queremos que a Tesla venha para Portugal. Estamos muito atentos, mas neste momento o segredo é a alma do negócio”, afirmou João Azevedo (PS), presidente da Câmara. O autarca também sublinhou que o “interior do país é uma grande opção” para a Tesla.

A unidade poderá vir a criar milhares de empregos (a Gigafábrica nos Estados Unidos criou 6 500).

Tesla é campeã em inovação

Lembramos que o bilionário Elon Musk, com 42 anos, é um especialista em transformar loucura em inovação — e em dinheiro, claro.A  Tesla é a única empresa que consegue a proeza de ganhar dinheiro produzindo carros elétricos.A SpaceX por seu turno produz foguetes e equipamentos espaciais, tendo selado um contrato bilionário com a Nasa, agência espacial americana, para transportar mantimentos e, daqui a alguns anos, tripulantes para a Estação Espacial Internacional.

Recentemente Musk anunciou o desenvolvimento de uma espécie de comboio para transportar passageiros por um túnel a mais de 1 200 quilómetros por hora — velocidade superior à dos aviões comerciais.

Alguns analistas já comparam seu poder de inovação ao de Steve Jobs, fundador da Apple.

A Tesla vai também acelerar aquele que já é considerado o carro mais rápido do mundo, colocando o Model S a chegar aos 100 km/h em apenas  2,4 segundos.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies