Frente 1914-1919 : Exposição evocativa da 1ª Guerra Mundial no Museu Municipal de Carregal do Sal

No passado dia 11 de novembro, o Museu Municipal de Carregal do Sal assinalou o “ Dia do Armistício””, com uma exposição de ilustração que envolve a temática da 1ª Guerra Mundial,  da autoria de Delfim Ruas e com explanação do tema realizada pelo mesmo.

Participaram neste evento alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e a Comissária da UNESCO, Fátima Claudino. O AECS é membro associado da Rede de Escolas da UNESCO e o tema da 1.ª Guerra Mundial tem também sido um objecto de estudo e uma preocupação por parte destas entidades.

A exposição estará patente até final de dezembro destinando-se ao público em geral, mas em especial ao AECS, pela componente histórica e pedagógica que a mesma apresenta. O Museu e o AECS são também parceiros e esta é mais uma das atividades partilhadas.

A evocação da 1ª Guerra é uma proposta de Delfim Ruas, num tema desenvolvido por si como tese de Mestrado, ao qual deu continuidade para a realização desta exposição que é simultaneamente um tema a ser tratado por muitos autores, pelo dever de memória para que este conflito não caia no esquecimento e pela sua importância na História Contemporânea.

Com a realização desta exposição o Museu Municipal está a cumprir a sua missão na abordagem de temas históricos, bem como artísticos e educativos, atraindo diversos públicos.