Treino de Guerra.”Exercício MARTE 16″ arranca amanhã em Mangualde

‘Exercício MARTE 16’ inicia-se amanhã no concelho de Mangualde e decorre até 30 de novembro. Trata-se de um treino de meios que possibilita preparar os militares para uma resposta mais eficiente em caso de intervenção real.

Na apresentação da operação, o autarca de Mangualde,João Azevedo, salientou o agrado com que o concelho recebe este tipo de iniciativas: ‘o município de Mangualde está muito satisfeito com o facto deste exercício ser feito cá’. acrescentando, ‘as populações celebram de forma sincera termos este exercício em Mangualde’, o edil reforçou ainda que ‘estamos sempre prontos para receber estas iniciativas e gostaria de agradecer de forma muito especial a escolha. Esta iniciativa vem dar notoriedade ao concelho de Mangualde, à região e vem demonstrar aquilo que o Exército tem de bom, aquilo que representa para a sociedade civil, e principalmente fazer um espelho daquilo que são os movimentos permanentes das forças armadas’. Para finalizar, João Azevedo afirmou ‘estes exercícios dignificam as forças armadas, o Exército, o território, os agentes locais e especialmente Portugal e os portugueses. Já demos provas de que estamos prontos para vos receber e é um prazer este trabalho em conjunto’.

O Coronel Mário Bastos, aproveitou a sua intervenção para agradecer à população de Mangualde o ‘apoio, dedicação e amizade que permitem a realização do exercício’. Enfatizando, ‘servimos os portugueses com todo o gosto e um gosto ainda maior quando somos recebidos com esta amizade e disponibilidade’.

EXERCÍCIO MARTE 16: 600 MILITARES E 141 VIATURAS

O exercício levado a cabo pelo 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas/ NATO Response Force 2016 (2BIMecRodas/NRF2016) materializa-se na execução de uma Operação Ofensiva e posteriormente uma Operação de Estabilização e será realizado em locais como os Bombeiros Voluntários de Mangualde, em Tibaldinho na Freguesia de Alcafache, no campo da feira quinzenal (junto à praia), na zona da Cunha Baixa  e na União de Freguesias de Tavares, na aldeia de Corvaceira e no Monte do Bom Sucesso.

Do programa constam momentos como a implementação de uma Zona de Reunião em Tibaldinho a partir do dia 22 de novembro, difusões de planos de ordem e planos de contingência e movimentos de ocupação a partir do dia 24. Nos dias 26 e 27, vai realizar-se um campo de refugiados que terá a colaboração do agrupamento de escolas. O exercício termina no centro da Cidade de Mangualde, com um desfile motorizado, no dia 30. Paralelamente, o átrio da Câmara de Mangualde vai acolher uma exposição militar e no Largo Dr. Couto uma exposição de viaturas PANDUR e a TMME.

Esta ação constitui-se como uma parte integrante do plano de treino do 2BIMecRodas/NRF2016, com vista à manutenção das suas qualificações. O 2BIMecRodas/NRF2016 encontra-se em fase de prontidão para projeção em 7 dias, como contributo de Portugal para a Força de Alta Prontidão da NATO durante o ano de 2016, em resposta à implementação do Readiness Action Plan da Aliança Atlântica. É composto por 600 militares e 141 viaturas, constituindo-se como encargo operacional do RI14.

Fonte : CM de Mangualde