Alunos de Nelas do projeto Apps For Good marcaram presença no Web Summit

Decorreu, entre 6 e 9 de novembro, em Lisboa, o maior evento tecnológico nunca antes recebido em Portugal, o Web Summit. Esta iniciativa do governo português trouxe à capital inúmeras empresas e investidores que, durante os três dias, apresentaram diversos temas, desde tecnologia a desporto, passando pela educação. Também estiveram presentes empresas que irão ditar as novas tendências nesta área, bem como aquelas que começam agora a dar os primeiros passos, as startups.
 
A equipa de alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas, que esteve no projeto Apps For Good com a criação We Love Toasts, marcou presença neste megaevento a convite, uma vez mais, do CDI Portugal, assistindo, desta maneira, a vários painéis, incluindo o Future Societies “Building for an era of makers”, no qual o senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão, foi um dos oradores, salientando a importância do empreendedorismo digital na educação, bem como a necessidade de fazer «experiências dentro e fora da sala», comparando este movimento de makers como um efeito “MacGyver”. Neste painel esteve também presente Íris Lapinski, fundadora e CEO do programa Apps for Good, que salientou o papel do ‘maker’/‘fazedor’ como alguém que identifica um problema e que cria uma solução para o resolver. Destacou igualmente a importância deste projeto na formação dos alunos e como o mesmo está a ser implementado em diferentes países da Europa com grande sucesso.
No final, a comitiva nelense teve a oportunidade de falar com o senhor Ministro da Educação e de apresentar o seu projeto da aplicação Cook Wizard desenvolvido no âmbito do Apps for Good.
Foi uma oportunidade única de vivenciar este evento mundial e de conviver com as novas tendências do mundo digital, bem como aprender com os melhores e com aqueles que estão agora a despontar nestas novas “modas”. Estes alunos perceberam que o caminho que têm de percorrer para lançar a sua “App” ainda é longo, mas não é impossível. Basta acreditar e não desistir.
O Agrupamento de Escolas de Nelas agradece à Câmara Municipal de Nelas todo o apoio logístico dado durante o projeto, possibilitando a presença dos alunos nas diferentes fases em que tão dignamente representaram o Agrupamento e o concelho.

Fonte: AE de Nelas

This slideshow requires JavaScript.