Oficina Rádios de Cristal na ESTGL

No próximo dia 23 de novembro, entre as 18:00h e as 20:00h, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) abre as suas portas para uma oficina de construção de Rádios de Cristal.

Destinado a toda a comunidade, mediante inscrição, o evento insere-se na “Semana da Ciência e da Tecnologia”, organizada pelo Ciência Viva, que este ano decorre de 21 a 27 de novembro.

O Rádio de Cristal, ou Rádio de Galena, é um dos recetores mais simples de modulação AM que se pode construir, funcionando inclusive sem estar ligado a nenhuma fonte de alimentação. O seu nome advém do facto de, nos primórdios da história da tecnologia rádio, se utilizarem cristais de Galena como detetores da onda rádio.

Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de construir o seu próprio rádio e aprender os princípios fundamentais do seu funcionamento, experimentam alguns detetores, como cristais de Galena, cristais de Pirite e até mesmo uma lâmina de barbear com uma ponta de lápis. No final levam para casa o seu próprio rádio.

Inscrições e informação: http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2016/eventos.asp

* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 18 de novembro de 2016

Ricardo Gama | Docente ESTGL/IPV

[email protected]

Joaquim Amaral | Comunicação e Relações Públicas IPV

[email protected]