Bombeiros de Nelas representados na Equipa de Postos de Comando Operacional em exercício europeu

This slideshow requires JavaScript.

Os Bombeiros do distrito de Viseu participam com uma Equipa de Postos de Comando Operacional (EPCO), composta por 11 elementos, no “Primeiro Exercício Europeu de Combate aos Incêndios Florestais”, em simulação virtual.
A vertente prática do exercício é assim composta por três equipas nacionais compostas por elementos de comando de Corpos de Bombeiros, sendo uma de Viseu. Este Exercício insere-se no projeto europeu IGNIS, que visa treinar os participantes ao nível do comando, controlo e coordenação no combate aos incêndios florestais de grandes dimensões.
bombeiros.
O principal objetivo é melhorar a resposta europeia no combate aos grandes incêndios, assente no desenvolvimento de cenários simulados para treino de comandantes das operações. Este projeto envolve parceiros dos serviços de emergência e de proteção civil de Portugal, França, Itália e Inglaterra.
Decorre na Escola Nacional de Bombeiros (ENB), em Sintra, de 14 a 18 de Novembro, onde está instalado o Centro de Simulação e Realidade Virtual, inaugurado em 2015 e já considerado pela “E-Semble” um Centro de Excelência, que permite desenvolver o treino e capacidade de resposta virtual em vários cenários de Proteção Civil, incluindo naturalmente os Incêndios Florestais.
A escolha de uma equipa de Bombeiros do distrito de Viseu é uma demonstração clara e inequívoca do reconhecimento, da dedicação, do profissionalismo e da competência técnica demonstrada por estes operacionais ao longo dos últimos anos, no árduo e difícil combate aos incêndios florestais dentro e fora do distrito.