Os Serviços de Ação Social (SAS) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vão promover, em parceria com a empresa Medimarco, um evento de sensibilização para uma alimentação equilibrada denominado “Acompanhamento Nutricional”.
A iniciativa, composta pela realização de workshops e rastreios alimentares, tem na sua génese a preocupação com o bem-estar e com uma alimentação equilibrada por parte dos estudantes do IPV e decorre no dia 17 de novembro em Viseu e no dia 30 do mesmo mês em Lamego.
O rastreio de nutrição terá lugar em cada uma das cinco escolas superiores do Politécnico de Viseu durante os dias definidos (17 em Viseu: ESEV; ESTGV; ESAV e ESSV, e dia 30 na ESTGL) O rastreio de nutrição inclui a pesagem, com obtenção também da % de massa gorda, % gordura visceral, % massa muscular e metabolismo basal. Com estes valores, e calculando o índice de massa corporal (IMC), será atribuído um diagnóstico, tendo em conta a seguinte classificação: baixo peso, normoponderal, excesso de peso e obesidade.
No refeitório da ESTGV (17/11) e no snack-bar da ESTGL (30/11) terá lugar para toda a comunidade académica, entre as 12:30h e as 13:30h, um workshop com “dicas” para uma alimentação equilibrada: o que é a alimentação, definição de nutrição e nutricionista e nutrientes (macro e micronutrientes e sua importância), os princípios básicos de uma alimentação saudável, número ideal de refeições e sua constituição, dando um exemplo prático do mesmo, e, finalizando, com alguns mitos alimentares.
O workshop e os rastreios contam com a presença de técnicos qualificados da Medimarco: Lurdes Ferreira (Técnica Alimentar) e Diana Peixoto (Nutricionista)
Esta ação surge na sequência da implementação do sistema de HACCP, sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), nos bares sob gestão direta dos Serviços de Ação do Instituto Politécnico de Viseu: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – dois bares, Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu – um bar, Escola Superior de Saúde – um bar, e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego – um snack-bar.
Um dos pontos fulcrais desta prestação de serviços é garantir a melhoria contínua dos serviços das unidades alimentares, destacando-se, entre outros, o acompanhamento dos serviços ao nível da segurança alimentar e da rastreabilidade dos géneros alimentícios. Como elemento base deste acompanhamento foram implementadas ações de inspeção e auditoria, que têm como missão principal garantir uma alimentação segura.
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 14 de novembro de 2016
Rosa Rodrigues | Administradora dos Serviços de Ação Social do IPV
Joaquim Amaral | Comunicação e Relações Públicas IPV