“Primeiros passos lá fora: aprendizagens e desenvolvimento de crianças pequenas na natureza” no IPV

Numa altura em que tanto se discute a importância do brincar e do contacto com a natureza para as crianças de hoje em dia, a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) organiza o Seminário “Primeiros passos lá fora: aprendizagens e desenvolvimento de crianças pequenas na natureza”, no próximo dia 24 de novembro (quinta-feira), às 17h, no Ginásio da ESEV.

No evento, as especialistas Helen Bilton, Gabriela Bento e Gisela Dias apresentam o livro “Taking the First Steps Outside – Under threes learning and developing in the natural environment”, publicado pela Routledge. A obra conta as experiências vividas nos espaços exteriores por um grupo de crianças em idade de creche e seus educadores, demonstrando as potencialidades dos contextos ao ar livre para o desenvolvimento e aprendizagem. Procurando desconstruir mitos sobre a educação dos 0 aos 3 anos e enfatizar a importância de conectar as crianças com o meio natural, o livro aborda questões relacionadas com a intervenção do adulto no espaço exterior; dimensões a considerar na escolha de recursos e estruturas, com vista a criar um ambiente rico e cativante; importância do risco no brincar e a promoção de desafios em contextos naturais; orientações para o desenvolvimento de um projeto focado nas potencialidades do espaço exterior para crianças entre os 0 e os 3 anos.

O livro e o seminário têm como principais destinatários profissionais de educação, pais, estudantes e todos aqueles que se interessam pela riqueza do brincar ao ar livre na infância.

O evento inclui ainda a exposição de fotografias “Lá fora com os Sóis”, resultante da prática descrita no livro.

Refira-se, ainda, que Gabriela Bento integra a equipa orientada por Gabriela Portugal, que trabalhou nas Orientações Pedagógicas para Creche, que se encontram em preparação pelos Ministério da Educação e Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A importância de um serviço de creche de qualidade, atento às particularidades das crianças e suas famílias, orientou, assim o trabalho desenvolvido que é relatado no livro e será discutido no seminário.

Inscrições em: https://goo.gl/5fetRv

Informação sobre o evento: https://www.facebook.com/events/1826831467529993/

Informação adicional sobre o livro

https://www.routledge.com/Taking-the-First-Steps-Outside-Under-threes-learning-and-developing-in/Bilton-Bento-Martins-Dias/p/book/9781138919891

* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 11 de novembro de 2016

Escola Superior de Educação de Viseu

[email protected]

Joaquim Amaral | Comunicação e Relações Públicas IPV

[email protected]